Sua majestade não tem obstáculos

A Land Rover está a comemorar 75 anos. Os seus modelos tornaram-se um objeto de culto pela robustez e capacidade de superar todos os obstáculos. Nem a realeza resistiu!

A Land Rover foi fundada pelos irmãos Maurice e Spencer Wilks em 1947 e o primeiro modelo surgiu um ano depois. A sua fonte de inspiração foi o Jeep Willys, um veículo 4×4 usado pelas tropas americanas na Segunda Guerra Mundial, a partir daí criaram um conceito novo que combinava a simplicidade de um utilitário com a robustez e sobriedade de um veículo de trabalho.

O primeiro modelo denominado Serie I foi apresentado no Salão Automóvel de Amesterdão de 1948 e foi produzido durante uma década. Utilizava o chassis de longarinas e os eixos rígidos do Willys, tinha motor a gasolina 1.6 (50 cv) e caixa de quatro velocidades. Foi construído com painéis de alumínio rebitados em substituição do ferro. Podia transportar até nove pessoas, o tejadilho era de lona e as portas dianteiras eram removíveis na metade superior. A imagem de resistência e simplicidade rapidamente convenceram diferentes setores de atividade como o exército, agricultura e serviços de emergência e resgate. Simples, robusto e com tração integral, o Serie I foi um sucesso; a Land Rover produziu 250 mil unidades e recebeu o prémio ´Best 4x4xFar´.

Em 1958 foi lançada a Série II com um desenho moderno, carroçaria longa e motor 2.0 mais potente (58 cv). Este modelo foi comercializado até 1973 e teve versões Station Wagon, de bombeiros e com lagartas para andar em terrenos extremamente difíceis. A Série III apareceu com uma nova imagem e motores otimizados, e converteu-se num ícone de todas as classes sociais. Foi produzido entre 1973 e 1983, e era o modelo usado por aristocratas ingleses e pela própria família real britânica nas suas férias. Em 1983, surgiram novos modelos: o Land Rover 110 (chassis longo) e 90 (chassis curto), que passou a chamar-se Defender a partir de 1989. Representou uma grande evolução já que tinha suspensões mais elaboradas, direção assistida de série e o sistema de transmissão 4×4 incluía diferencial central que distribuía a potência pelos dois eixos. Esse diferencial podia ser bloqueado para aumentar a tração e dispunha de redutoras. Foi também introduzida a motorização 2.5 diesel (67 cv) e um V8 3.5 de origem Rover.

Além do Defender, mais dois veículos fazem parte da gama Land Rover. O Discovery (1989) destacou-se por ser o 4×4 familiar de referência, e o Freelander (1997), veículo mais compacto direcionado para o mercado de lazer, que se tornou o 4×4 mais vendido da marca. Atualmente, a Land Rover está muito diferente e apresenta modelos Premium que fizeram cair o rótulo de veículos de trabalho. Um bom exemplo é o Defender 75th Limited Edition, que tem elementos exclusivos que o distinguem do modelo convencional. A Land Rover foi comprada em 2008 pelo construtor indiano Tata Motors, e os seus modelos são produzidos em cinco países: Reino Unido, Espanha, Eslováquia, Índia e China.

Rei fora de estrada

A procura por modelos de tração às quatro rodas na década de 60 levou os engenheiros da marca inglesa a pensar num modelo que, além de boas capacidades em estrada e no todo-o-terreno, fosse também confortável. O resultado desse estudo foi o Range Rover, lançado em 1970 com pompa e circunstância no museu do Louvre, em Paris. De notar que a Range Rover não é uma marca, mas sim o modelo mais luxuoso e caro da Land Rover. O protótipo do primeiro Ranger Rover foi mantido em segredo, os responsáveis pelo projeto deram-lhe o nome Velar, derivado da palavra italiana ‘velare’, que significa esconder ou encobrir. Os 26 protótipos receberam um emblema com esse nome para evitar que a sua identidade fosse revelada. Esse modelo não oferecia apenas conforto e imagem distinta. Um comandante do exército britânico conduziu um Range Rover desde Anchorage, no Alasca, até Ushuaia, na Argentina, num teste bastante exigente ao longo de seis meses. Desde então, tem estado em constante evolução. É dos SUV mais elegantes e com mais tecnologia do mercado, e quando posto à prova fora de estrada é dos mais capazes.

O Range Rover conseguiu um feito histórico que foi vencer a prova mais exigente do mundo, o rali Paris-Dakar, em 1979. Entre 1980 e 2000 a marca organizou o Camel Trophy, uma verdadeira aventura onde os participantes tinham de ultrapassar difíceis obstáculos naturais, conciliando isso com a descoberta de lugares remotos. Nessa aventura foi utilizada toda a gama de veículos Land Rover.