O tempo de espera para doentes urgentes no Hospital Beatriz Ângelo, em Loures ultrapassava, às 08h00 desta quinta-feira, as 12 horas, com uma lista de mais de cinquenta pessoas. No Hospital de Santa Maria, em Lisboa, o tempo médio era de 11 horas e 22 minutos, com 36 doentes a aguardar atendimento (pulseira amarela).
Os dados do Portal do Serviço Nacional de Saúde (SNS), citados pela agência Lusa, dão ainda conta de que o tempo médio de espera para doentes urgentes era superior a cinco horas no Hospital São José, também em Lisboa.
No Grande Porto, no Hospital de São João a espera ultrapassava as duas horas, enquanto no Santo António era de uma hora e 27 minutos.
Na região, a situação mais crítica verificava-se no Hospital Pedro Hispano, em Matosinhos, com uma espera de quase cinco horas.
Recorde-se que a triagem de Manchester inclui cinco níveis de prioridade: emergente (pulseira vermelha), muito urgente (laranja), urgente (amarelo), pouco urgente (verde) e não urgente (azul).
Nos casos de pulseira amarela, o primeiro atendimento não deve demorar mais de 60 minutos, e no caso da pulseira verde a recomendação é que não vá além de 120 minutos (duas horas).