Concentração da PSP e GNR a 31 de janeiro

A plataforma de sindicatos decidiu também cortar totalmente as relações com o Ministério da Administração Interna

A plataforma de sindicatos da PSP e associações da GNR decidiram esta sexta-feira organizar uma concentração em várias zonas do país para exigir o pagamento de um suplemento de missão, tal como tem a PJ. A concentração ficou marcada para quarta-feira, 31 de janeiro. 

“No dia 31 [de janeiro] iremos simbolicamente estar concentrados em várias zonas do país, mobilizando massivamente todos os profissionais da PSP e da GNR”, disse o representante da plataforma de sindicatos, após uma reunião de mais de três horas na PSP do Porto. 

Sem adiantar mais pormenores sobre os moldes desta concentração, Bruno Pereira referiu apenas que poderá ter impactos ao nível da capacidade de resposta destas forças de segurança sem, contudo, pôr em causa as necessidades da população.

A contestação dos elementos da PSP e da GNR teve início após o Governo ter aprovado, em 29 de novembro, o pagamento de um suplemento de missão para as carreiras da PJ, que, em alguns casos, pode representar um aumento de quase 700 euros por mês.

A plataforma de sindicatos decidiu também cortar totalmente as relações com o Ministério da Administração Interna (MAI) pela falta de interesse, apatia e resistência à consagração de direitos dos profissionais da PSP e GNR.

Bruno Pereira vincou que estas forças de segurança irão continuar a fazer “marcação cerrada” ao Governo, estando onde os seus membros estiverem.