A Inspeção-Geral das Atividades em Saúde (IGAS) instaurou um processo para apurar as circunstâncias em que ocorreu a morte de uma idosa, na urgência do Hospital Padre Américo, em Penafiel, na terça-feira.
“Foi instaurado um processo de esclarecimentos às circunstâncias em que ocorreu a morte de uma idosa na noite do passado dia 02 de janeiro [terça-feira] no serviço de urgência do Hospital Padre Américo, integrado na Unidade Local de Saúde do Tâmega e Sousa [ULSTS]”, lê-se numa resposta enviada à agência Lusa.
Recorde-se que o Porto Canal noticiou a morte de uma idosa naquele hospital, enquanto aguardava numa maca por observação.
“Tratava-se de uma doente em fim de vida e sem critérios clínicos para qualquer manobra invasiva de reanimação”, referiu o hospital em comunicado após a notícia.
Na mesma nota, o hospital especificou que a doente deu entrada no serviço de urgência médico-cirúrgica às 19h16, tendo sido submetida a triagem de Manchester às 19h19 e o óbito registado às 20h06, “após avaliação clínica”.