Um homem e uma mulher foram detidos pela PSP de Portalegre, por alegadamente terem deixado sozinho o filho, de seis anos, dentro de um carro num parque de estacionamento, junto a uma zona de bares, informaram as autoridades, esta quinta-feira.
O comissário João Paulo Marmelo, do Comando de Portalegre da PSP, adiantou à agência Lusa que a situação foi detetada quando um agente foi ao parque de estacionamento, “por volta das 2h45”, para retirar a sua viatura e ouviu o menor a chorar.
“Ouviu o choro de uma criança e verificou que a criança estava sentada numas escadas, a chorar, com frio, até porque a noite estava bastante gelada”, disse o comissário, acrescentando que o menino teria sido deixado dentro do carro mas que saiu.
“Estava muito frio, as temperaturas rondavam os zero graus e estava de facto em estado de choque, sozinha, num parque de estacionamento”, sublinhou João Paulo Marmelo.
A criança foi então levada para a esquadra. “Depois de o acalmarmos e de lhe darmos algum conforto, conseguimos recolher alguns dados. Também com a matrícula da viatura em que ele referiu que se encontrava, chegámos à identificação da mãe e, posteriormente, do pai”, disse o comissário à agência Lusa.
Os pais da criança encontravam-se num dos bares situados na Praça da República, em Portalegre, zona onde também está situado o comando local da PSP, acrescentou João Paulo Marmelo. O casal foi então detido e notificado a comparecer em tribunal, para responder pelo crime de exposição e abandono de menor.