A evolução da Dacia no mercado nacional tem sido significativa graças a uma ofensiva de produto alicerçada em modelos com uma imagem moderna, motorizações diversificadas e preços competitivos. Há três anos ocupava a 14.ª posição, agora é a quarta marca mais vendida em Portugal com uma quota de mercado de 6,6%.
O construtor romeno, que pertence ao Grupo Renault desde 1999, tornou-se numa marca com bom ‘value for money’ e uma escolha inteligente para o cliente. É líder no segmento dos particulares com 15.058 unidades vendidas entre veículos de passageiros e veículos comerciais ligeiros, o que representa um crescimento de 47% face ao ano anterior. O Dacia Sandero foi o segundo automóvel mais vendido em Portugal e o modelo preferido pelos clientes particulares, com 4.012 unidades registadas. O Duster surge logo atrás do Sandero no mercado de particulares, com 1.957 unidades vendidas, sendo líder do segmento C e do sub-segmento C-SUV.
O perfil do comprador está a mudar, a idade média tem vindo a baixar e as vendas a aumentar. Nos últimos dois anos, praticamente um em cada cinco portugueses escolheram um Dacia na altura de comprar um automóvel novo. “O ano de 2023 foi o melhor de sempre no mercado português. Só por escassas sete unidades é que não terminou no pódio das marcas mais vendidas, mas foi líder incontestada entre os clientes particulares, enquanto o volume de vendas no segmento do bi-fuel justificam a aposta nessa tecnologia”, afirmou José Pedro Neves, diretor geral da Dacia Portugal.
As perspetivas para 2024 apontam para novo crescimento com a renovação da gama “no primeiro semestre vamos ter os novos Duster e Spring. O Bigster vai ser revelado no salão automóvel de Paris, em outubro, e os modelos Sandero, Sandero Stepway e Jogger vão beneficiar de importantes evoluções ainda no primeiro semestre deste ano” salientou o diretor da marca. A procura pela motorização bi-fuel (gasolina e GPL), aumentou 14% e é uma aposta de futuro “o GPL é uma boa opção para a carteira do cliente português e pode ser interessante para o mercado das empresas. A ofensiva da marca vai centrar-se este ano muito no mercado empresarial”, disse José Pedro Neves.
O Dacia Duster tem sido importante para a consolidação da marca no mercado português. A terceira geração vai ser lançada em maio com uma imagem renovada, dimensões semelhantes ao modelo atual e uma bagageira maior. A principal novidade é o motor híbrido de 140 cv, que combina o motor a 1.6 gasolina (94 cv) com dois motores elétricos, que, segundo a marca, permite uma economia de combustível até 40%. O Duster vai ter uma versão 4×4 e motorizações GPL 100 cv e 1.2 TCe de 130 cv. Não foram divulgados os preços, mas a marca garante que vai ser o SUV familiar com melhor relação preço/qualidade da categoria.