Oleksandr Tarnavskiy, comandante ucraniano responsável pelas forças no leste do país, afirmou, esta sexta-feira, que as tropas ucranianas e russas, estão envolvidas em “combates ferozes” na cidade de Avdiivka, no leste da Ucrânia.
As declarações do oficial surgem um dia depois de o Presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, ter dito que Kiev está a fazer “tudo ao seu alcance” para salvar as tropas que lutavam na frente oriental, maioritariamente na cidade Adviivka.
“Estão a ocorrer combates ferozes na cidade” disse, nas redes sociais, Oleksandr Tarnavskiy, acrescentando que as suas “tropas estão a utilizar todas as forças e meios disponíveis para conter o inimigo”.
O responsável militar explicou que as forças ucranianas estão a estabelecer novas posições defensivas em redor da cidade, com o exército a assinalar uma forte possibilidade de retirada face às vagas de ataques russos.
“Foram estabelecidas novas posições e continuam a ser instaladas fortificações poderosas, tendo em conta todos os cenários possíveis”, referiu o comandante.
Tarnavskiy considerou que a prioridade da Ucrânia é proteger as suas tropas: “Valorizamos cada pedaço do território ucraniano, mas o nosso maior valor e prioridade é preservar a vida de cada soldado ucraniano”.
Adviivka é uma cidade na região do Donbass, área que tem sido fustigada pelos combates. A posição as tropas ucranianas é cada vez mais precária face às investidas russas, que têm acontecido desde outubro.