O modelo Dacia que facilitou o acesso à mobilidade elétrica e vendeu 140 mil unidades em três anos – é o terceiro automóvel elétrico mais vendido a particulares na Europa – ganhou nova identidade e melhores conteúdos. O novo Spring elétrico vai estar disponível nas versões de 45 cv (33 kW) Essential e Expression e 65 cv (48 kW) Expression e Extreme, com o melhor preço do mercado, o que significa que fica abaixo dos 20.400 euros do modelo atual. Esta proposta low cost pode ser vista como o segundo carro de família, sendo que para 93% dos clientes é também o primeiro automóvel elétrico que compram.
A Dacia apostou no design, um dos principais fatores de compra, tal como o preço, para tornar o Spring mais apelativo. As alterações mais significativas estão na seção dianteira, com uma nova grelha, faróis diurnos em led (a fazer lembrar o Duster) e para-choques redesenhados – há a intenção de criar uma imagem de família comum a toda a gama. A traseira foi também remodelada com novos para-choques e grupos óticos que estão ligados por uma faixa em preto. Além do estilo robusto que dá a ideia de ser um carro maior (mede 3,7 m de comprimento), tem detalhes que o aproximam de um crossover compacto, caso das proteções laterais em plástico. O design moderno é sustentado pelos adesivos de estilo nos para-choques dianteiro e traseiro na versão Extreme.
O interior apresenta novos padrões, mais equipamento e sistemas de informação e entretenimento. O tablier foi redesenhado para incorporar o painel de instrumentos com ecrã digital de 7 polegadas personalizável e o ecrã central multimédia de 10 polegadas. Continua a ser um utilitário para quatro pessoas, com a melhor capacidade de carga do seu segmento (308 a 1.004 litros). Existe ainda um compartimento adicional sob o capot (35 litros). Consoante o nível de equipamento encontramos sistemas que facilitam a vida do condutor, caso do Media Control, que permite aceder a várias funcionalidades através do smartphone, e do Media Nav Live, que incorpora a navegação inteligente por um período de oito anos e pode ser usado com a Apple CarPlay ou Android Auto. O equipamento inclui também o inovador suporte de acessórios YouClip. O novo Spring está equipado com vários dispositivos de ajuda à condução (ADAS), caso do sistema de travagem de emergência, com deteção de veículos, peões, ciclistas e motociclos, reconhecimento de sinais de trânsito com alerta de excesso de velocidade, assistente de ajuda ao estacionamento traseiro, alerta de transposição de faixa, assistência à manutenção na faixa de rodagem e chamadas de emergência (eCall).
As motorizações elétricas de 45 cv e 65 ch foram otimizadas para conseguir melhores acelerações e recuperações sem perder autonomia. O motor é alimentado pela bateria de 26,8 kWh, que permite a todas as versões percorrerem mais de 220 km com uma só carga. O reduzido peso (984 kg) contribui para o baixo consumo de energia, segundo a marca é inferior a 14,6 kWh/100km, ou seja, gasta 1,5 euros por cada 100 km. Este modelo está igualmente equipado com um sistema de travagem regenerativo que é ativado no comando da caixa de velocidades automática (modo B).
O carregamento do Spring é bastante fácil, pois vem equipado de série com o carregador AC de 7 kW, que permite carregar a bateria de 20% a 100% numa tomada doméstica em menos de 11 horas ou em quatro horas numa wall box de 7 kW. O carregador DC de 30 kW (opcional) está disponível para carregamento rápido até 80% em 45 minutos. O novo modelo dispõe também de um carregador bidirecional V2L (veículo-para-carga) que pode ser utilizado como fonte de energia para alimentar aparelhos elétricos como, por exemplo, uma máquina de café. De salientar que a eficiência energética e a reduzida pegada de carbono foram reconhecidas pela organização europeia independente Green NCAP, que atribuiu a classificação máxima de cinco estrelas ao Dacia Spring.
Este modelo continua a ser produzido na China como resultado da joint venture entre o Grupo Renault e o construtor Dongfeng e tem uma versão chinesa denominada Dongfeng EX1 Nano Box. A gama compreende ainda o Spring Cargo, um comercial ligeiro de dois lugares, com motor de 45 cv.