Citroën ë-C3, a revolução elétrica

O Citroën C3 reinventou-se com uma imagem moderna e motorização 100% elétrica, que promete ser a mais acessível do mercado. Chega em junho com preços a partir de 23.300 euros.

O novo ë-C3 tem dimensões compactas (4 m de comprimento e 1,5 m de altura), mas uma imagem muito forte, inspirada no concept car Oli. É o primeiro modelo a receber o novo símbolo Citroën e vai ser um dos lançamentos do ano da marca do “double Chevron”. Este utilitário com ar de SUV apresenta caraterísticas interessantes, caso da habitabilidade e conforto, equipamento e relação preço/qualidade, ou seja, tem argumentos para cativar atuais e novos clientes. Produzido na Europa, o ë-C3 vai estar à venda por 23.300 euros na versão You e por 27.800 euros na versão topo de gama Max.

O ë-C3 tem motor elétrico de 113 cv (83 kW) e autonomia até 320 km para uma experiência elétrica facilitada. Acelera de 0 a 100 km/h em 11 segundos e atinge 135 km/h. O motor é alimentado por uma bateria de 44 kWh, que pode ser recarregada de 20% a 80% numa estação pública com um carregador DC de 100 kW em apenas 26 minutos, se for usada uma wallbox de 7 kW o período é 4h10 minutos.

O interior está completamente diferente e entra na onda digital. Destaque para o inovador painel de bordo C-Zen Lounge e para novos equipamentos como o Citroën Head Up Display, “My Citroën Play”, que permite conectar o smartphone ao veículo, e a aplicação e-ROUTES com planeador de viagem inteligente. A versão de entrada You engloba ar condicionado, regulação elétrica dos vidros da frente e dos retrovisores exteriores, travão de estacionamento elétrico, faróis LED (com acendimento automático dos médios), luzes diurnas LED e jantes de 16 polegadas em aço com embelezadores. A versão topo de gama Max recebe ainda o ecrã táctil de 10,2 polegadas, sistema de navegação 3D, câmara de marcha-atrás e três entradas USB, bem como jantes de liga leve de 17 polegadas, barras de tejadilho, vidros traseiros escurecidos e faróis automáticos inteligentes e as luzes traseiras LED.

A suspensão Advanced Comfort (de série em ambas as versões) e os bancos Advanced Comfort (de série na versão Max) tornam a condução bastante agradável. O ë-C3 vem equipado com sistema de travagem de emergência Active Safety Brake, programador de velocidade com limitador, assistência ao arranque em subida, alerta de saída de faixa ativo, reconhecimento de sinais de trânsito, alerta da atenção do condutor e alerta de risco de colisão.

A gama simplificada facilita a sua comercialização online, as encomendas já estão abertas. O ë-C3 pode ser adquirido através do programa de financiamento Simple Drive da Citroën, sendo proposto com uma renda de 139 euros/mês para o You e uma mensalidade de 189 euros para o Max.


Galeria Imagens