A Força Aérea de Kiev avançou, esta quarta-feira, que as defesas aéreas da Ucrânia abateram, durante a noite, 38 dos 42 drones Shahed, enviados pela Rússia, contra o território ucraniano.
Os aparelhos militares, não tripulados, foram lançados de quatro zonas diferentes da península ucraniana ocupada, da Crimeia e do Sudoeste da Rússia, contra zonas do centro, sul, oeste e nordeste da Ucrânia.
Os sistemas de defesa aérea ucranianos conseguiram intercetar os drones nas zonas de de Dnipropetrovsk (centro), Odessa e Kherson (sul), Khmelnitsky, Cherkasi e Vinitsia (oeste) e Kharkov e Sumi (nordeste).
Já na capital da região de Sumi, três aparelhos militares não tripulados, conseguiram atingir os seus alvos. As autoridades locais não avançaram mais detalhes.
Os drones russos também causaram alguns danos na zona ocidental Khmelnitsky, onde algumas localidades ficaram sem eletricidade na sequência do ataque.
Os ataques levados a cabo pela Rússia, com recurso a este tipo de aparelhos, acontecem quase todas as noites. Os drones Shahed são de fabrico iraniano e são capazes de atingir alvos até mil quilómetros de distância.