A queda de neve, em Montalegre, obrigou ao fecho de escolas, esta sexta-feira. Cerca de 600 alunos encontram-se em casa.
O comandante dos bombeiros de Montalegre, Miguel Monteiro, explicou, citado pela Lusa, que: “á foram encerradas as escolas, foi dada a ordem para não saírem os autocarros e temos já no terreno todos os meios que estavam previstos entrar em funcionamento, nomeadamente os limpa-neves dos bombeiros e do município”.
O Agrupamento de Escolas doutor Bento da Cruz, nas redes sociais, informou, também, a comunidade educativa, que as atividades letivas, esta sexta-feira, iriam estar suspensas, devido às condições meteorológicas adversas.
No agrupamento escolar, que reúne a secundária do Baixo Barroso e escolas básicas de Montalegre, Salto e Cabril, estudam cerca de 600 anos.
Já na passada quinta-feira, devido à forte queda de neve e por precaução, foi antecipado o regresso a casa dos alunos deste município, do norte do distrito de Vila Real.
O responsável dos bombeiros de Montalegre referiu que: “Continua a nevar, o que nos dificulta também um bocadinho o nosso trabalho, mas vamos fazer todos os esforços no sentido de, pelo menos, ter transitáveis as estradas mais importantes”.
Por todo o município, estão espalhadas 10 viaturas limpa-neves, entre equipamentos dos bombeiros, do município e das juntas de freguesias do concelho.
A Guarda Nacional Republicana de Vila Real, pelas 07h00, informou que não haviam estradas interditas, porém, alertou para que os condutores viajem com muita precaução.
Seis distritos de Portugal continental estão sob aviso laranja devido à queda de neve pelo menos até às 12:00 desta sexta-feira, enquanto a chuva, vento forte e agitação marítima afetam até domingo sobretudo o Centro e Norte.