Roménia vai construir maior base militar da NATO na Europa

O custo da ampliação da base militar Mihail Kogalniceanu, na costa do Mar Negro é de cerca de 2.500 milhões de euros, e prevê-se que esteja concluída em 2030.

Para celebrar os 20 anos da adesão à Organização Tratado do Atlântico Norte (NATO), a Roménia irá ampliar a base militar Mihail Kogalniceanu, na costa do Mar Negro.

Após estar ampliada, esta base militar será maior que a instalação dos Estados Unidos da América (EUA), em Rammsteim, Alemanha, podendo acolher cerca de 10.000 soldados da NATO na região do Mar Negro.

A custo desta ampliação é de cerca de 2.500 milhões de euros, e prevê-se que esteja concluída em 2030.

Em novembro, do ano passado, a Roménia inaugurou um centro de treino para pilotos de caças F-16 de países da NATO e aliados, e também da Ucrânia. Este país, próximo do Mar Negro, tem vindo a tornar-se, ao longo dos 20 anos, um ponto estratégico para a Europa.

Desde a invasão da Ucrânia, que a NATO concordo em estabelecer,unidades de combate na Bulgária, Eslóvaquia, Hungria e Roménia.

O presidente da Roménia, Klaus Iohannis, anunciou, a 12 de março, que irá candidatar-se ao cargo de secretário-geral da Aliança Altântica, em substituição do noruguês Jens Stoltenberg, para aumentar a presença militar aliada na Europa de Leste.