A Guarda Nacional Republicana (GNR) anunciou, esta segunda-feira, que irá realizar uma operação de fiscalização focada no controlo de velocidade, e sensibilização aos condutores para a adoção de comportamentos mais seguros.
Os militares esclarecem, em comunicado, que, em 2023, ao abrigo da operação “RoadPol – Velocidade” foram registados 84.601 acidentes de viação, sendo que destes, pelo menos 3.447 acidentes tiveram como causa provável a velocidade excessiva ou o excesso de velocidade. Nesse mesmo período foram ainda registadas 101.169 infrações ligadas à velocidade.
A operação, que se inicia esta segunda-feira e que apenas finda no domingo, estará a ser realizada ao longo de todo o continente, nas vias mais críticas e onde se verifica maior incidência de sinistralidade e infração aos limites de velocidade.
Esta operação de fiscalização decorre no âmbito da Rede Europeia de Polícias de Trânsito (RoadPol), organização, criada pelos polícias de trânsito da Europa, e que visa melhorar a segurança rodoviária e o cumprimento das normas rodoviárias.