Francisco Conceição é o segundo melhor ‘driblador’ do mundo

Esta foi uma das conclusões de um estudo realizado pelo CIES, Observatório do Futebol, que avaliou defesa no terreno, distribuição, criação de oportunidades, finalização, jogo aéreo.

O jogador do FC Porto, Francisco Conceição, é, segundo o CIES, Observatório do Futebol, o segundo melhor driblador do mundo.

Um estudo, realizado pela entidade desportiva, entre abril de 2023 e março de 2024, onde foram analisados mais de 13.132 jogadores de 73 ligas de todo o mundo, concluiu que o jovem dos ‘dragões’ fica em 2º lugar da tabela classificativa, no que toca a dribles bem sucedidos.

O português fica ligeiramente atrás do belga Jérémy Doku, do Manchester City, e à frente de Michael Olise, do Crystal Palace.

Outro português, que se encontra no top 10 de melhores dribladores do mundo, é o Rafael Leão, do AC Milan. O internacional formado no Sporting ocupa a 8 posição.

O estudo do CIES conclui ainda que, para além de dribles bem sucedidos, são avaliadas outras cinco áreas de jogo: defesa no terreno; distribuição; criação de oportunidades; finalização; jogo aéreo.

“Apenas os futebolistas que jogaram pelo menos 1.000 minutos na liga nacional durante este período abril de 2023 e março de 2024] pelo seu atual clube são incluídos nas classificações”, esclarece a entidade