Santarém promove atração de investimento privado na SIL

A Câmara Municipal de Santarém (CMS) inaugurou ontem, dia 02 de maio, o Stand do Município na 27 ª edição do Salão Imobiliário de Portugal (SIL), que decorre até 05 de maio, na FIL, em Lisboa.

Santarém pretende atrair investimento privado, destacando os seus principais fatores competitivos: centralidade geográfica, qualidade de vida, educação de excelência, valor m2 dos mais competitivos e licenciamento urbanístico ágil e digital.

Durante a cerimónia, Ricardo Gonçalves, Presidente da CMS referiu que “Santarém está em crescimento e afirma-se cada vez mais como uma das melhores cidades para viver e investir. Temos tido muita procura e pretendemos captar ainda mais população jovem e investimento nacional e internacional”.

O programa contou também com a intervenção de João Teixeira Leite, Vice-Presidente da CMS que destacou os investimentos importantes em curso. Um deles privado, do Grupo Luz Saúde, o Hospital da Luz Ribatejo, cujas obras iniciadas terão a sua conclusão até ao final do 1º semestre de 2026, um investimento orçamentado em 58 milhões de euros. Foram apresentados outros investimentos, importantes para a dinâmica do território, na vertente logística de âmbito privado e na dimensão pública a apresentação pela Faculdade de Arquitetura de Lisboa da regeneração urbana do Campo Infante da Câmara.

Neste primeiro dia foi, também, apresentada a abordagem adotada pelo Município com o Simplex Urbanístico, pela vereadora Beatriz Martins.

Durante os próximos dias, vários investidores privados irão apresentar no Stand do Município diversos projetos imobiliários, com o objetivo de apresentar aos visitantes da SIL empreendimentos de referência e elevada qualidade.

Conteúdo patrocinado

João Teixeira Leite: “Estamos a construir o futuro”

Santarém detém uma localização geográfica privilegiada, com vias de comunicação rodoviárias e ferroviárias de excelência. O concelho possui todas as condições para ser um dos principais polos logísticos do País.

Santarém tem um dos mais significativos ritmos de criação de novas empresas a nível regional. Os dados estatísticos mais recentes comprovam este estímulo positivo, sendo Santarém responsável por cerca de 30% das empresas que são criadas anualmente na Lezíria do Tejo, representando também 32% das exportações da Lezíria do Tejo. Esta dinâmica tem sido suportada e ativada por programas municipais, com o objetivo de apoiar o crescimento económico da região, no Portal do Investidor apresentam-se informações essenciais, facilitando o acesso a dados importantes para a vida empresarial. Através do Gabinete de Apoio ao Investidor, podem ter acesso a toda a informação útil, sobre os diversos Programas Municipais, como o Via Expresso Investidor, Via Expresso Jovem, Regulamento de Apoio ao Investimento, programas essenciais que permitem isenções nas taxas municipais e um tratamento dos processos ágil e com acompanhamento personalizado.

A Câmara Municipal de Santarém quer garantir todas as condições de qualidade de vida necessárias e suficientes para toda a população residente e para todos aqueles que ponderem fixar-se na nossa/vossa capital escalabitana.

Atrair investimento privado é essencial para o desenvolvimento e crescimento de Santarém, são as empresas que criam emprego e o fator emprego é essencial para o futuro de Santarém.

Vice-Presidente da Câmara Municipal de Santarém