As instituições da União Europeia (UE) estarão abertas ao púlico, em Bruxelas e outras cidades, com exposições e visitas especiais, para mostrar o trabalho da última legislatura, e sensibilizar a população para as eleições.
O objetivo desta iniciativa é celebrar o Dia da Europa, altura em que se comemora o aniversário da declaração de Schuman, a 09 de maio de 1950, que propôs a criação da Comunidade Europeia do Carvão e do Aço (CECA), que mais tarde viria a ser a UE.
As instituições pretendem, a um mês das eleições europeias, procurar aproximas os cidadãos deste ato de sufrágio, que é muitas vezes considerado pelos representantes políticos e das instituições, como uma das mais importantes desde a fundação da UE.
O Parlamento Europeu (PE) irá apresentar um programa dirigido a um vasto público, sob o lema “Use o seu voto ou outros decidirão por si”, onde pretende demonstrar à população o vasto trabalho realizado pela instituição onde, no último mandato, foram aprovados 450 leis.
O PE tem procurado proporcionar aos visitantes uma experiência sobre as eleições europeias, assegurando que as pessoas que o visitam o abandonem mais bem equipadas para participar neste ato eleitoral, e com melhor conhecimento dos variados partidos que compõem esta instituição.
Jaume Duch, diretor de comunicação, e porta-voz do PE, afirmou, citado pela agência Efe, que por “comparação com há cinco ou 10 anos”, o público tem hoje “uma perceção muito mais real do que significa ser membro da União Europeia”.
“Nestes anos viram a União Europeia a trabalhar sobre assuntos que lhes são muito próximos, como a campanha de vacinação ou o que foi feito por muitos Estados-membros para acolher os refugiados ucranianos”, acrescentou.
Duch reparou que as sondagens “dizem que a visibilidade da UE é maior do que nunca, que a credibilidade é também mais alta e que há mais de 70% dos europeus que já sabem que o que é decidido em Bruxelas ou Estrasburgo tem impacto nas suas vidas”.
No ano passado o Parlamento Europeu recebeu cerca de 13 mil visitantes para o Dia da Europa, evento que habitualmente atrai num único dia cerca de 16% da média mensal de visitantes, de acordo com as estatísticas de 2023, citadas pela agência Efe.