Olhando para o catálogo da marca francesa, o Symbioz encaixa-se entre o Captur e o Austral, e destina-se a quem procura um automóvel espaçoso, versátil e diferente. Do ponto de vista mecânico, a motorização híbrida vai ao encontro dos clientes que não abandonaram os motores de combustão. A Renault foi buscar o nome a um concept car, só que este Symbioz nada tem a ver com o protótipo futurista apresentado em 2017. O conceito é anterior e vem do Renault 16 (lançado em 1965) e da necessidade de ter um veículo com caraterísticas familiares. Desde então, a marca do losango não parou de inovar com automóveis familiares, sendo o revolucionário Espace e o Scénic os melhores exemplos.
O modelo apresentado não sai fora da caixa como os antecessores, bem pelo contrário, e segue a linguagem de estilo adotada nos últimos lançamentos – é o estilo em movimento, diz a Renault – mas compensa isso com outros atributos, caso da habitabilidade, da bagageira tamanho XL e dos baixos consumos da motorização E-Tech full hybrid 145, que vai ser a única disponível na fase de lançamento. Voltando à imagem deste crossover, destacamos a forte personalidade da seção dianteira e a vistosa faixa luminosa traseira. Uma particularidade: o símbolo Renault é pintado em diferentes tonalidades e com uma sobreposição transparente que cria o efeito 3D. Sem ser excitante, a imagem de marca introduzida por Gilles Vidal vai-se consolidando, modelo após modelo, e é daquelas coisas de que se aprende a gostar… ou não. O Symbioz está disponível numa gama de sete cores, incluindo a nova tonalidade Azul Mercúrio. De notar que as jantes de 18 e 19 polegadas são novas e exclusivas deste modelo.
O habitáculo é espaçoso e tem uma apresentação cuidada graças aos materiais utilizados. As versões Iconic, Techno e Esprit Alpine têm acabamentos diferentes, exprimindo uma personalidade distinta de acordo com o perfil do cliente. O banco traseiro desliza 16 cm aumentando o espaço para os joelhos dos passageiros que viajam atrás. Na configuração normal a capacidade da bagageira é de 492 litros, se o assento traseiro deslizar para a frente a capacidade aumenta para 624 litros e quando os bancos traseiros estão rebatidos cria-se um plano carga com 1.582 litros, indicado para transportar objetos volumosos. De salientar que este modelo dispõe de porta da bagageira elétrica.
O Symbioz está equipado com a melhor tecnologia Renault. Inclui o sistema multimédia OpenR Link, que integra diferentes serviços Google, incluindo navegação, e é compatível com Android Auto e Apple CarPlay, com ou sem fios. Destaque ainda para o teto panorâmico em vidro Solarbay, que dispensa a habitual cortina. O sistema escurece o teto em partes utilizando uma tecnologia própria em que a estrutura molecular reage a uma corrente elétrica. O tejadilho pode ser controlado através de um botão ou por comando de voz, utilizando o Google Assistant.
O Symbioz utiliza uma plataforma conhecida de outros modelos, como o Clio, Captur e Arkana, e tem uma arquitetura híbrida de 145 cv, que combina o motor a gasolina 1.6 de 94 cv (69 kW) com dois motores elétricos (um de tração com 36 kW e outro de arranque de 18 kW), apoiados por uma bateria de 1,2 kWh. Tudo isto para otimizar a eficácia energética e reduzir os consumo e emissões, sem penalizar as performances. O conjunto está associado a uma caixa de velocidades automática Multi-Mode com relações adaptadas ao motor de combustão e outras ao motor elétrico de tração, num total de 14 relações. O Symbioz arranca em modo elétrico e circula nesse modo durante o tempo em que está na cidade, com uma poupança de combustível até 40% quando comparado com o motor a gasolina. Em autoestrada, só funciona o motor térmico, e o consumo anunciado é de 6,6 l/100 km (ciclo WLTP). A Renault avança com uma autonomia muito otimista de 1.000 quilómetros!
O Symbioz está ao nível dos melhores em matéria de segurança e incorpora 29 sistemas de ajuda à condução (ADAS), com destaque para o Active Driver Assist. As manobras de estacionamento ficam facilitadas com os sensores de estacionamento à frente, atrás e laterais e câmara 360°.
Este modelo deve chegar ao mercado nacional em setembro e, quanto ao preço, sabemos apenas que vai ficar entre o Captur (31.500 euros) e o Austral (46.290 euros).