Ucrânia poderá sofrer cortes de energia em todo o país devido a ataque russo

Este foi o quinto ataque de grande escala contra a rede energética desde 22 de março.

A Ucrânia poderá vir sofrer cortes de energia na sequência de um ataque russo que atingiu a rede de energia nacional, que provocou seis feridos. 

“O inimigo não desiste dos seus planos de privar os ucranianos de energia. Um novo ataque massivo à nossa indústria energética!”, declarou o ministro da Energia ucraniano, German Galushchenko, na rede social Telegram, esta quarta-feira, acrescentando que a cidade de Kherson, no sul, também ficou “parcialmente privada de eletricidade” devido a “ataques inimigos.  

Assim, a companhia pediu aos seus clientes que “utilizem a eletricidade com moderação” para combater uma situação que pode vir a ser “particularmente difícil”. 

Este foi o quinto ataque de grande escala contra a rede energética desde 22 de março, tendo tido como alvos instalações de produção e transmissão de eletricidade nas regiões de Poltava (leste), Kirovograd (centro), Zaporijia (sul), Lviv, Ivano-Frankivsk e Vinnytsia (oeste), segundo Galushchenko. 

Por isso, a empresa nacional de eletricidade alertou que “das 18h00 às 23h00 (horário local), poderão ocorrer cortes de energia em toda a Ucrânia”.