Turismo: uma visão de futuro para o país

A capacidade de atrair, reter e desenvolver talentos, competências, criatividade e conhecimento é essencial para o futuro do país e do turismo.

O crescimento do turismo em Portugal tem sido amplamente destacado nos últimos tempos. Manchetes como O Valor Acrescentado Bruto e o Consumo de Turismo no território económico superaram os níveis pré-pandemia e Consumo Turístico representa 15,8% do PIB em 2022 têm sido recorrentes, sinalizando uma recuperação notável após os desafios enfrentados durante a pandemia.

Os dados divulgados pelo Turismo de Portugal mostram que o setor bateu novos recordes o ano passado em termos de dormidas, hóspedes e receitas turísticas.

Estes resultados refletem não apenas o sucesso do turismo como uma indústria em Portugal, mas também seu papel vital na geração de valor e prosperidade económica que cria empregos, gera postos de trabalho. Não teria sido possível sem o trabalho dos profissionais da área que, com paixão, criatividade e comprometimento, continuam a posicionar Portugal como um destino turístico de excelência.

Também em Cascais o turismo é um dos motores da economia local, tendo sido o berço da primeira estratégia turística que o país conheceu, guiado pelo visionário Fausto Figueiredo.

2023 significa mais visitantes e maior retorno económico. Nos últimos anos, Cascais transformou-se, posicionando-se como o melhor sítio para viver um dia ou uma vida inteira, assim como um hub para captação de talentos e recursos.

O turismo é uma história de sucesso. Mas o sucesso não dura sempre. Portanto, é imperativo garantir condições de sustentabilidade deste importantíssimo segmento da economia portuguesa e trabalhar para vencer a concorrência. Como?

Em Cascais defendemos um triplo salto de valor que é transponível para a realidade nacional: valorizar o território, a oferta turística e as pessoas.

A valorização do território envolve a preservação da identidade e cultura locais. Uma história que, no nosso caso, se estende por quase 660 anos. Num mundo cada vez mais padronizado, a identidade é fonte de diferenciação que alavanca propostas de valor.

Quanto à oferta turística, Portugal tem de competir sempre pela qualidade, não pelo preço. Vivemos num dos melhores países do mundo para se viver ou para visitar. É premium, não é low-cost.

Por último, o recurso mais valioso de Cascais: as pessoas. O nosso capital humano.

A capacidade de atrair, reter e desenvolver talentos, competências, criatividade e conhecimento é essencial para o futuro do país e do turismo. Combinado com tecnologia de ponta, é a chave para o sucesso sustentável do setor.

A CMC assumiu um compromisso firme com a educação, demonstrando empenho na atração de diversas instituições académicas para o concelho. Um exemplo notável é a NOVA SBE, o mais moderno campus universitário da região e já hoje uma das escolas de negócios mais conceituadas da Europa.

Temos em curso projetos ambiciosos, alguns deles diretamente relacionados com o turismo, e que passam entre outras medidas por um reposicionamento do aeroporto de Cascais.

Apesar dos progressos no ensino universitário, falta uma peça essencial: um centro de excelência nacional para a formação turística. Uma Universidade do Turismo. Uma academia que seja para o Turismo o que a NOVA SBE é para a economia e gestão. Uma universidade top 10 do mundo.

Ao longo de anos, várias têm sido as tentativas para concretizar este projeto. Estou convicto de que 2024 será o ano da mudança. Há vontade dos poderes públicos nacionais e locais para que tal aconteça. Há apoio das academias do saber e das academias do fazer. Há a energia, o entusiasmo e a capacidade concretizadora de Cascais para fazer acontecer.

Em resumo, esta “Universidade do Turismo” é o fio condutor do triplo salto da valorização do território, da oferta turística e das pessoas.

Movidos pela ambição e sonho, puxando pelas energias do país e das nossas pessoas, acreditamos que com este projeto contribuiremos para o futuro do turismo de Cascais e do país.