O Bispo de Leiria-Fátima, D. José Ornelas, condenou, esta segunda-feira, no final da peregrinação de maio, ao Santuário da Cova da Iria, a guerra na Faixa de Gaza, referindo que a morte de milhares de crianças, vítimas da guerra, é o “escândalo dos escândalos”.
Dirigindo-se aos cerca de 200 mil peregrinos, que se encontravam no Santuário de Fátima, o bispo indicou que a “paz foi um tema bem presente” na peregrinação, sendo esta um “bem necessário” ao mundo.
O presidente da Conferência Episcopal Portuguesa (CEP) disse que: “Paz para a Ucrânia, aquela cruel guerra que já dura há tanto tempo, paz para a terra de Jesus, a Palestina, onde mais de 35 mil pessoas já perderam a vida, e a maioria, escândalo dos escândalos, crianças e mães que não sabem o que fazer para ajudar e manterem em vida os seus filhos”.
José Ornelas acrescentou também que “o pior de tudo”, na Faixa de Gaza é que “que não se pode admitir, é proibir que chegue ajuda alimentar necessária para mais de um milhão de pessoas que estão a morrer de fome”.
“Daqui da Cova da Iria apelamos à paz. [O conflito] É inconcebível para o coração de Deus, mas é inconcebível para um coração humano que isto esteja a acontecer no nosso mundo”, assentiu o Bispo de Leiria-Fátima.
Na sua intervenção, José Ornelas fez ainda um apelo á solidariedade para com as vítimas das inundações no Brasil.