A Polícia Judiciária (PJ) deteve, esta terça-feira, dois fiscais da Câmara Municipal da Figueira da Foz, no distrito de Coimbra, por suspeitas da prática de crimes de corrupção e abuso de poder.
De acordo com a Direção Nacional daquela autoridade policial, citada pela Agência Lusa, os dois detidos são suspeitos de terem realizado e aceitado vantagens indevidas para não cumprirem aquelas que seriam as suas funções, no âmbito dos processos de construção.
Ambos os detidos são fiscais dos serviços de fiscalização da Câmara Municipal da Figueira da Foz, estando diretamente responsáveis pela fiscalização do cumprimento da legislação por parte dos munícipes.
O modo de atuação dos suspeitos, explica a PJ, passava, alegadamente, pela exigência de quantias monetárias na sequência de pressões no âmbito de procedimentos relacionados com projetos de obras.
A investigação foi concretizada pela Diretoria do Centro da PJ e deu cumprimento a oito mandados de busca domiciliárias e não domiciliárias.
“As buscas agora realizadas permitiram a recolha de prova pessoal e a apreensão de prova de natureza documental e digital”, indicou a Judiciária.
Os dois detidos serão agora presentes ao Tribunal de Instrução de Coimbra para primeiro interrogatório e aplicação de medidas de coação