Era Martínez

Os últimos anos foram espetaculares e os jogadores estão preparados para cumprir as expectativas”. As declarações foram feitas pelo selecionador espanhol, em março, a propósito do Euro 2024. As expectativas são altas, mas Martínez também já provou que acompanham as suas ambições. Há pouco mais de um ano nos comandos da seleção, venceu 11 dos…

Os últimos anos foram espetaculares e os jogadores estão preparados para cumprir as expectativas”.

As declarações foram feitas pelo selecionador espanhol, em março, a propósito do Euro 2024. As expectativas são altas, mas Martínez também já provou que acompanham as suas ambições.

Há pouco mais de um ano nos comandos da seleção, venceu 11 dos 12 jogos disputados. Portugal vai ter ainda mais três particulares antes de aterrar na Alemanha, onde ninguém espera menos do que o sonho da revalidação do título. Para Roberto Martínez, “o jogador português é o melhor profissional que há no futebol europeu”. Ninguém dúvida, mas todos querem que a confirmação seja validada com a taça de campeão, no dia 14 de julho. A aventura começa no dia 18 de junho para Portugal, mas o final feliz está reservado apenas para uma das 24 seleções.

A lista final com os 26 convocados

Na próxima terça-feira, dia 21 de maio, pelas 13 horas, na Cidade do Futebol, em Oeiras, Roberto Martínez irá anunciar a lista dos 26 jogadores que vão representar Portugal na Alemanha. De recordar que a lista final terá um total de 26 jogadores, depois de, recentemente, a UEFA ter autorizado a inclusão de mais três lugares aos 23 iniciais. Assim, não é esperada nenhuma surpresa na comitiva portuguesa que irá embarcar para o próximo Campeonato da Europa.

Roberto Martínez        

Portugal venceu 11 dos 12 jogos realizados sob o comando do espanhol Roberto Martínez. A Seleção Nacional cumpre mais três particulares antes da fase final do Euro 2024, todos em junho e em solo luso, perante a Finlândia (dia 4, no Estádio José Alvalade), Croácia (8, no Jamor) e República da Irlanda (11, no Municipal de Aveiro).

Cristiano Ronaldo: a última grande prova?

Aos 39 anos, o português prepara-se para disputar mais uma fase final do Campeonato da Europa, a sexta da sua carreira (marcou presença em todas as fases finais desde 2004). Muitos acreditam que pode tratar-se da última grande prova do capitão da equipa das Quinas, mas Martínez revelou no final do último ano uma das metas partilhadas por CR7: atingir as 250 internacionalizações. Atualmente com 206, feitas as contas aos jogos da seleção, isto significa que Ronaldo não só pensa disputar o Mundial de 2026, como vestir a camisola de Portugal depois disso…

A magia de Bernardo Silva

A cada ano que passa Bernardo Silva revela-se um jogador fora de série. Não sabe jogar mal, utiliza a sua técnica e capacidade de drible para ultrapassar os adversários e é um jogador de equipa. Se algum dia Portugal voltar a ter um jogador Bola de Ouro, esse jogador pode bem ser Bernardo Silva. O técnico do Manchester City, Pep Guardiola, não poupa nos elogios ao médio português pela capacidade de trabalho, polivalência, inteligência e também pela sua humildade. É um jogador excecional em todos os domínios do futebol moderno. É uma sorte Portugal poder contar com um jogador deste calibre, mas é também importante saber aproveitar todas essas capacidades em ambiente de seleção nacional. O país agradece e os amantes do bom futebol também.

Francisco Conceição e Jota

As estreias absolutas de Francisco Conceição, do FC Porto, e Jota Silva, do Vitória de Guimarães, foram as grandes novidades na convocatória da seleção portuguesa de futebol nos particulares disputados no último mês de março, com a Suécia e a Eslovénia (a única derrota de Portugal na era Martínez). O selecionador espanhol sublinhou que as caras novas são sempre a pensar no futuro da equipa, não apenas nos desafios imediatos, mas nos anos que se avizinham, e em provas como o Mundial 2026 e a Liga das Nações.