Hyundai Kauai, mudança radical

O segmento dos SUV compactos está cada vez mais dinâmico, um bom exemplo é o Hyundai Kauai 1.6 EHV, que combina um look futurista com bom desempenho dinâmico.

A segunda geração Kauai ganha pontos pela imagem vanguardista, onde a faixa de luz diurna na seção dianteira e a assinatura em LED Seamless Horizon na traseira conferem uma imagem moderna e futurista. De notar que os grupos óticos e os farolins traseiros estão num plano inferior e nos extremos do pára-choques, o que também é diferenciador. As linhas fluídas e os airflaps ativos na seção dianteira asseguram uma apurada aerodinâmica, como se comprova pelo Cx de 0,27. A versão N Line vai buscar alguma inspiração ao Mundial de rali, onde a marca é uma das principais protagonistas. Isso é bem visível pelo kit estético composto pela dupla ponteira de escape, jantes de liga leve de 18 polegadas com design específico e spoiler posterior.


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A assinatura N Line estende-se também ao interior com pedais em alumínio, linhas e pespontos vermelhos e a letra N, que identifica os modelos desportivos da Hyundai. Merece igualmente referência a qualidade dos acabamentos e a utilização de materiais reciclados, em contrapartida encontramos alguns plásticos duros. O nível de equipamento N Line compreende ar condicionado automático bizona com sistema de desembaciamento automático, chave inteligente com botão de ignição, teto de abrir elétrico, sensores de luz e chuva e sensores de estacionamento dianteiros e traseiros. O Kauai está equipado com o novo sistema de infoentretenimento Connected Car Navigation Cockpit bastante intuitivo e que combina botões físicos com elementos táteis no ecrã central de 12.3 polegadas. Este sistema está conectado à Apple CarPlay e/ou AndroidAuto, o que permite ao condutor aceder ao próprio telefone, bem como às suas aplicações e músicas favoritas.

A segunda geração Kauai cresceu em comprimento (+ 180 mm) e na distância entre eixos (+ 60 mm) com um claro benefício na habitabilidade. Podemos dizer que o espaço nos lugares traseiros é bastante generoso, nomeadamente para as pernas e em altura, mesmo com três pessoas atrás consegue-se viajar com o mínimo de conforto. A capacidade da bagageira aumentou para 466 litros (+30%) – é uma das maiores desta categoria. Existe a possibilidade de rebater as costas do banco traseiro e aumentar a capacidade para expressivos 1.300 litros, o que na prática significa que pode transportar vários objetos de grande dimensão. Podemos dizer que o Kauai satisfaz as necessidades das pessoas que procuram um veículo diferente e prático.

A posição de condução é perfeita, idêntica à de uma berlina, já a colocação do travão de mão elétrico e do comando da caixa de velocidades na coluna da direção é uma solução pouco prática, o seletor rotativo dos modos de condução (D, N, R) requer habituação e alguma paciência, sobretudo em manobras. Na consola central aparece agora o comando para selecionar o modo de condução entre Eco, Normal, Sport e Snow. As duas patilhas que estão atrás do volante permitem regular a intensidade da regeneração quando conduzimos no modo Eco, podem também ser utilizadas para passar de caixa no modo Sport, o que dá maior dinâmica à condução.

O Kauai na versão híbrida combina o motor 1.6 GDi (105 cv) a gasolina com o motor elétrico de 32 kW e tem uma potência combinada de 141 cv. O motor elétrico é alimentado por uma bateria de iões de lítio de 1,32 kWh, que armazena a energia recuperada durante a condução. Nas deslocações em cidade é usado o modo elétrico e quando aumentamos o ritmo é o motor térmico que entra em ação, não sendo um poço de potência também não compromete quando passamos para a estrada. O conjunto está associado a uma caixa automática de dupla embraiagem com tecnologia Shify By Wire, que não compromete a condução, o único senão é ser ruidosa quando pisarmos o acelerador com mais vigor. O consumo registado numa condução mista cidade/estrada foi de 5,7 l/100 km, um valor agradável até porque foi obtido sem preocupações em poupar. Quando aumentámos o andamento, a média subiu para 6,3 l/100 km, o que mesmo assim é aceitável.

O comportamento dinâmico inspira segurança. A estabilidade é elevada nas curvas rápidas e largas e nos percursos mais sinuosos o adornar da carroçaria é reduzido. O controlo de estabilidade é ativo e torna as coisas mais fáceis para o condutor. A direção bem assistida dá uma correta perceção da condução. Na generalidade das situações é bastante confortável, apenas em piso irregular sentimos algumas vibrações no interior. A aceleração não é excitante como demonstram os 11,2 s de 0 a 100 km/h, mas utilizando o modo Sport, ganha vivacidade, a direção fica mais direta e a condução mais interessante. O modo Snow é uma preciosa ajuda quando andamos em piso escorregadio. O Kauai tem outros equipamentos de ajuda ao condutor, caso do radar de ângulo-morto, do sistema de prevenção de colisão de cruzamentos na traseira do veículo, travagem autónoma de emergência, sistema de manutenção na faixa de rodagem, alerta de saída da viatura em segurança, cruise control inteligente e controlo de arranque em subida.

O Hyundai 1.6 HEV N Line é um dos mais vistosos SUV do seu segmento e pode ser adquirido por 38.270 euros com a campanha HOD, ou seja, tem todas as condições para repetir o êxito comercial da primeira geração que vendeu mais de 1,2 milhões de unidades em todo o mundo.