O selecionador de Portugal divulgou esta terça-feira os 26 selecionados para o Campeonato da Europa de futebol. Há algumas ausências e Francisco Conceição é a principal novidade da convocatória de Roberto Martínez para o torneio que se realiza de 14 de junho a 14 de julho na Alemanha.
Tendo em atenção as últimas convocatórias, as principais ausências são as de Raphael Guerreiro, Matheus Nunes, Ricardo Horta e Bruma. Nota ainda para que do Sporting, o campeão português, apenas está convocado Gonçalo Inácio. Roberto Martínez justificou as ausências, por exemplo, de Pote e Trincão.
“Trincão e Pote tiveram uma época excecional, mas tiveram azar porque o estágio de março era importante. Agora teriam de sair alguns para eles entrarem”, disse o selecionador. “Não foi possível para um jogador entrar na lista do Europeu se não fez parte da Seleção durante os últimos seis estágios”, acrescentou.
“Acho que temos muitos jogadores, tivemos um apuramento impecável e temos decisões difíceis, mas que precisamos de tomar para ter uma equipa equilibrada com todas as opções que precisamos. Com muita honestidade e trabalho, as decisões têm em conta o que precisamos de fazer no Europeu”, argumentou Martinez.
“É uma lista de 26 jogadores que dará uma boa resposta”, elaborou Martínez em conferência de imprensa. “Temos um balneário muito interessante porque temos jogadores de gerações diferentes. Os nomes do Pepe e do Cristiano são de uma geração diferente da de Bernardo, Rúben Dias, João Neves e António Silva”, referiu, antes de falar em específico de Pepe e Cristiano Ronaldo.
“Foi interessante ver o Pepe fazer dois jogos em março e manter a baliza a zeros durante os 90 minutos em que jogou. A sua comunicação, o seu posicionamento, fazem com que, quando está apto, seja um jogador muito importante”, explicou.
Já “Cristiano Ronaldo é um jogador que marca 42 golos em 41 jogos pelo seu clube, e isso mostra uma continuidade e capacidade física de estar sempre apto, além da qualidade que tem à frente da baliza que gostamos muito e precisamos”.
Roberto Martínez também foi convidado a dizer o jogador que mais lhe custou deixar fora. “Não gosto de falar de nomes em específico, mas acho que preciso de falar de um jogador que foi muito difícil deixar fora, que é o Ricardo Horta. É um exemplo, um jogador técnica e taticamente que é um sonho para um treinador. Ele fez tudo para estar na lista”, respondeu.
“O momento de forma do Francisco Conceição é importante. Temos opções para jogar com uma linha de cinco, de três, de quatro, de jogar com dois pontas-de-lança também. Acho que essa mistura do grupo a nível de jogadores é perfeita”, explanou, acrescentando que Portugal está preparado para atingir o “nível máximo” no Campeonato da Europa.
No Euro2024 Portugal vai disputar o Grupo F com República Checa (em 18 de junho, em Leipzig), Turquia (22, em Dortmund) e Geórgia (26, em Gelsenkirchen).
Antes de partir para a Alemanha, a seleção nacional vai realizar três jogos de preparação: Finlândia (04 de junho, no Estádio José Alvalade), Croácia (08 de junho, no Estádio Nacional) e República da Irlanda (11 de junho, em Aveiro).
Lista dos 26 convocados para o Europeu
Guarda-redes: Diogo Costa, José Sá e Rui Patrício;
Defesas: António Silva, Danilo, Diogo Dalot, Gonçalo Inácio, João Cancelo, Nélson Semedo, Nuno Mendes, Pepe, Rúben Dias.
Médios: Bruno Fernandes, João Neves, João Palhinha, Otávio, Rúben Neves, Vitinha, Bernardo Silva.Avançados: Cristiano Ronaldo, Diogo Jota, Francisco Conceição, Gonçalo Ramos, João Félix, Pedro Neto e Rafael Leão.