A PSP instaurou um total de 43 processos disciplinares a polícias que participaram na concentração que se realizou, em fevereiro, junto ao Capitólio, em Lisboa, durante o debate eleitoral para as eleições legislativas.
Em declarações à agência Lusa, a Polícia de Segurança Pública (PSP) refere que instaurou um processo de inquérito para apurar o eventual envolvimento de polícias no protesto, cuja realização não foi comunicada, bem como a responsabilidade disciplinar.
“Em resultado do referido processo de inquérito foi determinada a instauração de 43 processos disciplinares a correr termos em vários comandos territoriais da PSP, os quais ainda se encontram em instrução”, indica a PSP.
Neste sentido, além da abertura deste processo de inquérito, a PSP comunicou ao Ministério Público (MP) a realização do desfile e concentração não autorizados junto ao cineteatro Capitólio, obrigando ao corte inopinado de várias ruas de Lisboa.
Por sua vez, a Procuradoria-Geral da República refere que o MP arquivou o inquérito para apurar responsabilidades na manifestação das forças de segurança.