A Câmara Municipal de Lisboa anunciou esta quinta-feira um investimento de 13 milhões de euros para aumentar a rede ciclável de Lisboa em 90 quilómetros (km) até ao final de 2025.
De acordo com o plano ciclável municipal, apresentado esta quinta-feira, no final do próximo ano Lisboa passará de uma rede ciclável com os atuais 173 quilómetros para um total de 263, estando prevista a construção de mais 56 ciclovias de ligação.
De acordo com vice-presidente da autarquia, o objetivo é “melhorar e ligar melhor a infraestrutura já construída na cidade”. Anacoreta Correia, citado pela agência Lusa, explica que “estamos a falar num conjunto de 13 milhões de investimento, mais de 90 quilómetros, e estamos a incluir pela primeira vez uma dotação orçamental também para a manutenção”.
O valor para manutenção é de 1,7 milhões de euros e esta começa já este mês a ser assegurada pela EMEL. Também as estações de bicicletas Gira, que atualmente são de 150, serão 190 no final de 2025.
No plano estão ainda incluídos dois milhões de euros para ligar escolas à rede ciclável, além dos 400 mil euros que a autarquia recebeu como apoio financeiro do Programa BICI Bloomberg para fazer a ligação de ciclovias a 20 escolas, com uma abrangência de 20 mil alunos.
O plano ciclável faz parte de uma promessa eleitoral da coligação Novos Tempos, e teve por base uma auditoria à rede da cidade, realizada pela empresa Copenhagenize.
Segundo a auditoria, a Avenida Almirante Reis, a Avenida 24 de julho e a Rua Prof. Pinto Peixoto (no Beato) são as vias com mais problemas de segurança.Na rede ciclável da cidade há 30 cruzamentos com problemas, muitas descontinuidades nas ciclovias e falhas na ligação a 121 escolas e cinco universidades.
A auditoria revelou ainda que, de uma forma geral, existe um bom desempenho da rede na ligação ao Metro e aos comboios, mas com oportunidades de melhoria, revelou a auditoria.