O  palco das grandes estrelas

As 24 melhores seleções da Europa vão jogar em dez estádios, alguns com grande história no futebol mundial. Portugal tem encontro marcado com a República Checa, em Leipzig, com a Turquia, em Dortmund, e com a estreante Geórgia, em Gelsenkirchen, mas a ideia da seleção é fazer o pleno, ou seja, sete jogos e chegar…

A tricampeã Alemanha vai receber a 17.ª edição do Campeonato da Europa, e conhecer os palcos, a história e o ambiente onde jogam as melhores equipas é um sonho de qualquer fã de futebol. No maior torneio de seleções do Velho Continente vão ser utilizados 10 estádios de classe mundial, menos um do que no Euro 2021, que andou com a casa às costas por 11 cidades europeias. Cada recinto recebe entre quatro e seis jogos e, pelo menos, um deles é da fase a eliminar. Os jogos mais importantes vão decorrer em três cidades: Munique e Dortmund recebem os jogos das meias-finais, e Berlim é o palco da final, a exemplo do que aconteceu no Mundial de 2006.

A escolha das cidades-sede do Euro 2024 decorreu através de um concurso aberto, realizado pela Federação Alemã de Futebol (DFB). A primeira condição era que os estádios fossem de categoria 4 da UEFA e tivessem, pelo menos, 30.000 lugares. Houve 18 cidades que se candidataram, mas já com o processo de seleção a decorrer Dresden, Karlsruhe, Freiburg e Kaiserslautern retiraram a sua candidatura. Uma comissão da DFB avaliou todos os recintos e elaborou a lista final, onde não entraram as cidades de Bremen, Hanover, Nuremberga e Mönchengladbach.

Em termos de lotação, o Olympiastadion, em Berlim, surge na primeira posição, com capacidade para 70.033 adeptos, em segundo lugar aparece o Allianz Arena, em Munique, com 66.026 lugares e no terceiro lugar o Signal-Iduna-Park, em Dortmund, com capacidade para 61.524 espetadores. Nas partidas do Borussia Dortmund pode receber 81.365 pessoas, mas nos jogos internacionais a lotação é menor por questões de segurança. O estádio mais pequeno fica em Düsseldorf. O Merkur Spiel-Arena pode receber 46.264 pessoas, é uma capacidade ligeiramente inferior à Red Bull Arena, em Leipzig, que recebe 46.635 espetadores, e tem a particularidade de possuir um teto de última geração.

Estádios

lendários

O que não falta na Alemanha são estádios que ficaram na história do futebol. O mais famoso é o Olympiastadion, em Berlim, inaugurado pelo regime nazi para os Jogos Olímpicos de 1936, e que vai ser o palco da final do Euro 2024. Recuando no tempo, foi aí que a Itália se sagrou campeã do mundo em 2006, que o Barcelona derrotou a Juventus na Liga dos Campeões de 2015 e onde se realiza a final da Taça da Alemanha, desde 1985.

O Allianz Arena, construído em 2005, é dos mais belos estádios da Europa, e é a casa do Bayern de Munique, o clube com mais títulos no futebol alemão. Caracteriza-se por um design contemporâneo e arrojado e pela fachada composta por painéis de ETFE, que podem ser iluminados de diferentes cores. É considerado o estádio com melhores infraestruturas para o Euro 2024 tendo em conta os lugares de estacionamento, os conceitos de segurança, a qualidade dos assentos e o atendimento ao público. Vai ser o palco do jogo de abertura entre a Alemanha e a Escócia e, em 2012, recebeu a final da Liga dos Campeões. Outro recinto lendário é o Signal-Iduna-Park, antigo Westfalenstadion, construído em 1974, que se tornou famoso em todo o mundo pelo «muro amarelo» criado pelos fervorosos adeptos do Borussia Dortmund. É impressionante o efeito que a bancada com 100 metros de largura provoca a qualquer pessoa. É nesse fantástico ambiente que se vai disputar uma meia-final.

O Veltins-Arena, em Gelsenkirchen, foi construído em 2001 e combina tradição com modernidade. O estádio onde joga o Schalke 04 tem uma arquitetura vanguardista, que proporciona uma experiência única e amiga dos adeptos, como tem um teto retrátil os adeptos não apanham chuva. Tem outra particularidade que é o relvado deslizante. Foi neste estádio que o FC Porto de José Mourinho ganhou a Liga dos Campeões, em 2004, ao vencer o Mónaco (3-0).

O Rhein Energie Stadion, em Colónia, foi construído em 1923 e já sofreu várias remodelações com o objetivo de assegurar uma melhor experiência aos espetadores. Tem uma imagem moderna e uma atmosfera fantástica. Desde 2010, é palco da final da Taça da Alemanha de futebol feminino, mas também recebe jogos de futebol americano, de hóquei no gelo e ainda espetáculos musicais.

Curiosamente, nenhum destes estádios é o mais moderno. Esse privilégio pertence à Merkur Spiel-Arena, em Düsseldorf, que foi inaugurado em 2005 e já teve vários melhoramentos desde essa altura.