O Sindicato dos Enfermeiros (SE) entregou no Parlamento uma petição com mais de 15 mil assinaturas a exigir o reconhecimento da enfermagem como uma profissão de alto risco e desgaste rápido.
“Uma das reivindicações dos enfermeiros, com esta petição, é que lhes seja concedida a possibilidade de se aposentarem a partir dos 55 anos, como já sucede com várias outras profissões”, informou esta quinta-feira o SE em comunicado.
Com esta petição, que conta com 15.174 assinaturas validadas, o sindicato espera que “o Governo reconheça um direito justo para os enfermeiros”
Depois de em 2023 ter entregado uma petição com mais de 30 mil assinaturas, “a maior de sempre na área da Saúde”, o SE espera que “finalmente o Governo e os deputados portugueses reconheçam todo o risco associado” à profissão.
O presidente do SE recorda que na legislatura passada, interrompida a meio com a demissão do primeiro-ministro, o Parlamento criou um grupo de trabalho para avaliar esta reivindicação”.
“A verdade é que durante cerca de cinco anos não se conheceu qualquer trabalho visível deste grupo nem as conclusões a que tenham eventualmente chegado e que deveriam ter sido entregues na Assembleia da República até dezembro de 2023”, dis Pedro Costa, citado no comunicado.