Pelo menos, cinco pessoas morreram e 35 ficaram feridas, desde a passada terça-feira, devido a fortes tempestades e à passagem de quase 20 tornados, que deixaram mais de 40 edifícios sem energia, no centro-oeste dos Estados Unidos da América (EUA).
Quatro das cinco vítimas mortais, viviam em Greenfield, uma pequena localidade do Estado de Iowa, com apenas 2.100 habitantes. No condado de Adams, a 40 quilómetros de Greenfield, foi registada a quinta vítima.
As autoridades locais, citadas pela estação televisiva CNN, adiantaram que este balanço pode vir a agravar-se, porque o tornado “devastou boa parte” da localidade e porque ainda estão a decorrer operações de resgate.
O mau tempo não fez apenas vítimas mortais, tendo-se registado vários danos materiais e a infraestruturas. Pelo menos três turbinas eólicas, com quase 80 metros de altura, foram derrubadas, e uma delas incendiou-se.
Para além do Estado de Iowa, as tempestades da passada terça-feira, causaram estragos nos estados de Illinois e Wisconsin, cortando o abastecimento de eletricidade a dezenas de milhares de habitações e outros edifícios.
Na quarta-feira o mau tempo estendeu-se para o sul dos EUA, sendo que no Texas, as autoridades emitiram uma de emergência em Temple, uma cidade com mais de 90 mil habitantes, depois de fortes tempestades terem atingido a área.
Os residentes da localidade ficaram sem energia e as aulas foram canceladas, nesta quinta-feira, tendo a base militar e de Forte Cavazos registado várias vias bloqueadas.
Este ano, nos EUA, registou-se um total de 859 tornados, mais 27% do que a média anual.