O primeiro-ministro britânico, Rishi Sunak, convocou, de forma antecipada, eleições legislativas já para o dia 4 de julho.
Será a primeira vez que Sunak estará nos boletins de voto e esta antecipação das legislativas – que teriam de ocorrer obrigatoriamente até janeiro de 2025 – surge numa altura em que as sondagens favorecem claramente o partido trabalhista, liderado por Keir Stramer, e depois de uma pesada derrota para os conservadores nas eleições autárquicas.
Nestas últimas, o partido do Governo perdeu no total 396 assentos – uma das maiores derrotas dos conservadores na sua história.
Percebendo a tendência crescente dos trabalhistas, Sunak aproveitou o timing em que se registou uma redução na inflação – que se situa agora nos 2,3% – e um crescimento económico, ainda que de uns modestos 0,6%.
O outro trunfo do primeiro-ministro incumbente são as medidas recentemente aprovadas no que concerne às migrações, mas, mesmo assim, não deverá chegar para manter os conservadores no número 10 de Downing Street.