Semana de vários fenómenos em Portugal: o meteoro, a estreia de Taylor Swift e… o anúncio da Uber Eats.
Depois de Luís Figo ter sido a grande surpresa da campanha publicitária da plataforma de entrega de refeições em Espanha, a adaptação do anúncio ao mercado português não ficou abaixo da fasquia colocada no mercado vizinho.
Não foi encomendado, mas a Uber Eats entregou algo raro: chamar a atenção e, mais do que isso, a proeza de se assistir a um anúncio com atenção, até de “puxar” para trás para revê-lo.
Após a marca ter repescado uma das histórias mais polémicas da carreira de Figo – a célebre cabeça de leitão que recebeu no relvado há 24 anos, depois de ter trocado o Barcelona pelo Real Madrid, prato disponibilizado na aplicação para promover na altura o clássico da Liga Espanhola -, foi a vez de José Mourinho fazer um pedido especial: “encomendar” uma equipa para treinar. Sem clube desde que deixou a Roma no início do ano, o treinador de 61 anos mostra-se disponível para novos desafios, e embora as metas estejam relacionadas com futebol, ‘Mou’ é o homem do jogo nesta publicidade que pretende mostrar que a Uber Eats tem «quase, quase tudo» o que os clientes desejam. Além do Special One, a Uber Eats conta ainda com as assistências para golo de várias personalidades do meio artístico e da televisão portuguesa, desde Bárbara Tinoco a Maya.
Mourinho pode estar fora das quatro linhas, mas não fora de jogo. E se troféus não lhe faltam, neste caso a sua participação também merecia um like do consumidor na avaliação habitualmente disponibilizada pela plataforma após a entrega dos pedidos.
Desporto e publicidade parecem continuar a ser a receita do sucesso – e a provar isso mesmo também a Louis Vuitton voltou a apostar em dois dos maiores atletas de todos os tempos. Roger Federer e Rafael Nadal são os novos protagonistas da campanha da marca de luxo francesa, sucedendo a Cristiano Ronaldo e Lionel Messi.
As primeiras imagens partilhadas mostraram o suíço e o espanhol – que se defrontaram nos courts pela primeira vez em 2004 – nos Alpes italianos. E as fotografias de Annie Leibovitz retratam na perfeição uma escalada até ao topo de dois campeões. Agora e merecidamente no mesmo patamar, partilhando o cume de uma só montanha.
A campanha tem como mote «Algumas viagens tornam-se lendas».
E alguns anúncios também.