Banco Alimentar recolheu 1.755 toneladas de alimentos no fim de semana

É também possível contribuir através de vales disponíveis nos supermercados ou na plataforma eletrónica, até 2 de junho.

A campanha do Banco Alimentar contra a Fome recebeu este fim de semana 1.755 toneladas de alimentos, nas mais de duas mil superfícies comerciais em que houve recolha, segundo dados da instituição.

Os bens recolhidos representam “um acréscimo em relação ao valor da campanha homóloga do ano passado, num fim de semana marcado pela coincidência com diversas atividades, como a final da Taça de Futebol, concertos, queima das fitas, confirmando assim quer a solidariedade dos portugueses, quer a confiança renovada nos bancos alimentares contra a fome”, lê-se num comunicado do Banco Alimentar.

“Em tempos de grande ansiedade e alguma incerteza como os que vivemos, enche-nos o coração verificar que se mantêm firmes e inalterados nos portugueses valores tão essenciais como os da solidariedade, da participação cívica ativa”, sublinhou Isabel Jonet, citada pelo comunicado.

As 1.755 toneladas de alimentos vão agora ser distribuídos por “mais de 2400 instituições de solidariedade social, que os entregam a cerca de 360 mil pessoas com carências alimentares comprovadas”.

A recolha contou a participação de cerca de 40 mil voluntários. A campanha, além da sua vertente presencial, apresenta também a possibilidade de contribuir através de vales disponíveis nos supermercados ou na plataforma eletrónica disponível em www.alimentestaideia.pt, até 2 de junho

No ano passado, os 21 bancos alimentares contra a fome operacionais distribuíram 25,75 mil toneladas de alimentos, num valor global estimado superior a 39,4 milhões de euros.