A Suécia anunciou esta quarta-feira um novo pacote de ajuda militar à Ucrânia no valor de 13,3 mil milhões de coroas (1,16 mil milhões de euros). O anúncio é feito numa altura em que Kiev sofre de atrasos na entrega de equipamento ocidental.
“A Suécia está a apoiar a Ucrânia com o décimo sexto e maior pacote de ajuda”, afirmou esta quarta-feira vice-primeira-ministra. “Trata-se de equipamento que está no topo da lista de prioridades da Ucrânia”, acrescentou Ebba Busch em conferência de imprensa.
O equipamento inclui sistemas de defesa aérea, munições de artilharia e veículos blindados. O país excluiu, por enquanto, o envio de aviões a jato Gripen JAS 39 fabricados na Suécia para a Ucrânia.
O ministro da Defesa, Pal Jonsson, disse que a Suécia “ainda está a trabalhar na possibilidade de contribuir com o sistema Gripen mais tarde”.
Vários outros países que apoiam a Ucrânia afirmaram querer doar caças F-16 a Kiev, como por exemplo a Bélgica, que na terça-feira se comprometeu a fornecer 30 destes jatos às forças armadas ucranianas.
Este novo pacote de apoio é o décimo sexto da Suécia desde o início da invasão da Rússia em 2022. A Suécia aderiu à Aliança Atlântica no dia 7 de março