A ministra da Saúde anunciou, esta quarta-feira, que o próximo concurso para médicos especialistas vai abrir com mais 40% de vagas em todas as especialidades.
A abertura de mais vagas do que a quantidade de médicos especialistas formados serve “para ver se alguns dos que saíram do país voltam”, explicou Ana Paula Martins, em declarações na comissão parlamentar de Saúde, acrescentando que este é o investimento “mais importante, relevante e decisivo” para o Serviço Nacional de Saúde (SNS) nos próximos 10 anos.
“As 900 vagas anunciadas para Medicina Geral e Familiar abrimos e sabemos que não formámos este numero de especialistas. Mas como estamos a evoluir para as USF modelo B [com incentivos financeiros por objetivos], que é um modelo que atrai jovens médicos, queremos ver se alguns dos que saíram do país agora voltam”, afirmou a governante.
A abertura destas 900 vagas para médicos de família tinha sido anunciada na semana passada, na apresentação do Plano de Emergência e Transformação na Saúde.