A Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE) anunciou, este sábado, a apreensão de mais de 130 mil artigos contrafeitos, com um valor superior a 500 mil euros, no âmbito de uma operação que resultou em 60 processos-crime.
Em causa está a venda ou ocultação de produtos, contrafação, imitação e uso ilegal de marca e fraude sobre mercadorias, tendo sido detidas seis pessoas, duas dos quais por resistência, coação e desobediência à autoridade, informa a ASAE
“Os restantes envolvidos foram constituídos arguidos e sujeitos a termo de identidade e residência e devidamente notificados para apresentação a autoridade judiciária”, lê-se no comunicado daquela autoridade.
No decurso da operação, intitulada ‘Falsus’, foram fiscalizados 122 operadores económicos de todo o circuito comercial, desde a produção e importação, ao armazenamento, distribuição, comercialização e venda a retalho e em canais digitais.
No total foram apreendidos 130.498 artigos contrafeitos, vestuário, calçado, malas, carteiras, cintos, porta-chaves, óculos de sol, bonés, capas de telemóveis, cartas de jogo, isqueiros e equipamentos de diagnóstico automóvel, num valor comercial superior a meio milhão de euros.