A Secretaria-Geral do Ministério da Administração Interna (SGMAI) disse, durante a tarde deste domingo, que ocorreu um pico de afluência que coincidiu uma atualização de segurança.
“Confirmamos que cerca das 11h30 ocorreu uma situação de atualização de segurança do sistema, pré-agendada, que tendo coincidido com um dos ‘picos de afluência’ de eleitores às urnas, provocou, durante algum tempo, um abrandamento na operacionalidade do sistema”, adiantou a Secretaria-Geral do Ministério da Administração Interna (SGMAI), numa nota enviada às redações.
A SGMAI refere ainda que, depois de o sistema ter “rapidamente recuperado, tudo foi reconduzido à plena normalidade” nas eleições que estão a decorrer.
“O processo eleitoral está a decorrer com normalidade, como, aliás, foi salientado pelos vários candidatos quando se dirigiram ao local que escolheram para votar”, diz ainda a nota, com a secretaria-geral a afirmar que, uma vez que num processo de votação em mobilidade, que se realiza pela primeira vez em Portugal, “era expectável que pontualmente pudessem surgir alguns constrangimentos, como já ocorreram”.