É já na próxima segunda-feira, 17 de junho, que o novo canal informativo chega à televisão dos portugueses. Trata-se do Now, pertence ao grupo Media Livre – o mesmo que detém a CMTV – e promete «fazer a diferença no panorama televisivo nacional».
Os últimos retoques para que o canal esteja disponível para todos estão a ser dados a todo o gás e as perspetivas são as melhores, como diz ao Nascer do SOL Carlos Rodrigues, diretor-geral editorial da Medialivre. «Para nós, vai ser um dia normal, abrimos às 7h da manhã. Estamos a fazer todos os ensaios de forma a preparar o melhor possível o aparelho tecnológico e os profissionais para este novo desafio». E acrescenta que a ansiedade e o nervosismo são grandes mas o sentimento de felicidade e a vontade de fazer melhor dão uma grande ajuda. Até porque o objetivo e o lema da empresa são claros: «Corrigir os erros e fazer sempre melhor».
O Now promete abordar temas de grandes áreas da informação, como Portugal, a Europa e o mundo, a economia, a política, o desporto, «procurando a cada momento contribuir para a elevação do jornalismo». Mas também haverá espaço para o lifestyle e a moda.
E conta com nomes conhecidos do público, como o ex-primeiro-ministro António Costa, o ex-ministro das Finanças Fernando Medina, o ex-líder do PSD Rui Rio ou o presidente da Câmara da Figueira da Foz, Pedro Santana Lopes. Programas que até já começaram a ser gravados, porque, explica Carlos Rodrigues, «têm trabalho de reportagem associado».
Desengane-se quem pensa que o Now está ligado à CMTV. Carlos Rodrigues garante que «serão canais concorrentes» mesmo fazendo parte do mesmo grupo.
«O Now é um canal com um posicionamento totalmente distinto, desde logo sob o ponto de vista temático, dá prioridade a outro tipo de notícias. É um canal que não irá ser promovido pela CMTV, irá fazer concorrência. A sensação do espetador será de dois canais completamente concorrentes», defendendo que entre os dois canais «não há nenhuma confusão possível». No entanto, serão complementares, «porque se destinam a públicos diferentes, têm uma proposta de conteúdos diferentes, uma abordagem da realidade diferente. O espetador ficará mais bem servido se frequentar a CMTV e o Now», que chega então para «complementar a oferta que atualmente é feita pela SIC Notícias, CNN, RTP3 e CMTV». Mas Carlos Rodrigues garante: «É um canal totalmente distinto de todos esses».
A Now e a Euronews assinaram uma parceria para a produção e difusão de conteúdos que vai permitir ao novo canal ter ainda mais acesso a informação internacional e europeia.