A FACIT (Feira Agrícola, Comercial e Industrial de Tábua) teve sua primeira edição em 2009, organizada pela Câmara Municipal de Tábua. Desde então, tornou-se um acontecimento anual importante para promover a economia local. Com o objetivo de reunir empresas e produtores da região, tem sido uma plataforma para exposição de produtos, troca de conhecimentos, sinergias e consequente estabelecimento de parcerias. Além disso, inclui atividades culturais e de lazer para atrair visitantes e fortalecer a comunidade local. Desde a sua criação, tem sofrido várias adaptações e upgrades que a tornam muito mais do que uma mostra empresarial deste concelho do distrito de Coimbra. De tal forma, explica o presidente do município tabuense, Ricardo Cruz, “que podemos afirmar, com toda a certeza, que neste momento já não é uma feira de Tábua, mas de toda a região.”
O evento pretende também divulgar novos projetos, alavancar ideias e iniciativas nesse sentido não faltam. As novidades deste ano incluem a sessão de networking empresarial com diversos parceiros, entre os quais representantes de associações empresariais e entidades como o IAPMEI, a agência portuguesa para a competitividade e inovação, que, acrescenta o responsável “visa discutir candidaturas a financiamentos e novos projetos também para potencializar a internacionalização”, bem como a apresentação, aos mais de 150 empresários presentes, dos bairros comerciais digitais.
Atividades para todos
A 13.ª edição da FACIT, organizada em parceria com a ADI – Agência para o Desenvolvimento Integrado de Tábua e Oliveira do Hospital, decorrerá entre os dias 26 e 30 de junho no Pavilhão Multiusos de Tábua e anuncia uma nova disposição do recinto, que será composto por uma zona de exposição do tecido empresarial e artesanato local, onde estarão instalados os cerca de 150 expositores previstos, tenda de restauração dinamizada por associações do concelho, meeting zone e espaço exterior para espetáculos, criando as melhores condições para receber os mais de 30 mil visitantes de todo o país esperados durante aqueles dias.
A par dos negócios, sejam eles de índole comercial, agrícola ou industrial, nem as crianças, e consequentemente as famílias, ficam esquecidas, estando previsto um conjunto de atividades para todas as idades. Desde um laboratório móvel de ciência para os mais pequenos até uma fun zone para a transmissão dos jogos do Euro 2024, uma mostra gastronómica, uma exposição de bicicletas antigas, um espaço noturno dedicado ao after hours dinamizado por diversos DJ, além de espetáculos variados. Novo é, ainda, o protocolo com a Fundação Bissaya Barreto, que vai levar o Portugal dos Pequenitos até ao recinto da feira.
“Temos um evento de todos para todos. O nosso cartaz cultural e musical é fortíssimo”, garante Ricardo Cruz. Entre os artistas confirmados para animar a FACIT de 2024 no Palco Principal estão Gabriell (dia 26), que se encontra a comemorar duas décadas de carreira; Nuno Ribeiro (dia 27), um dos talentos que emergiu no The Voice Portugal; a jovem Bárbara Tinoco (dia 28); a banda de Coimbra Os Quatro e Meia (dia 29), e o humorista Herman José que encerra estas festas numa atuação conjunta com a Academia Artística do Município de Tábua.
Segurança, uma prioridade
O evento tem uma comissão organizadora que tem vindo a trabalhar e a priorizar a segurança. “Temos uma unidade de proteção civil com corporações de bombeiros dentro do certame, distribuímos pulseiras para as crianças visitantes para serem identificadas caso se percam, temos segurança interna e temos feito um trabalho com a GNR também do ponto de vista externo ao evento, tudo para proporcionar as melhores condições a quem nos visita”, assegura o edil, enquanto apela à participação do público: “De 26 a 30 de junho venham visitar a FACIT a Tábua, o encanto das Beiras”. Aqui fica o convite. Saiba mais em cm-tabua.pt.