IGAI alerta para falta de viaturas e polícias na PSP e GNR

Várias falhas detetadas em mais de 60 inspeções surpresa.

A Inspeção-Geral da Administração Interna alerta para vários problemas na PSP e na GNR, como falta de meios humanos e materiais que põe em causa a segurança da população.

As falhas foram detetadas pela IGAI durante as inspeções sem aviso prévio realizadas em 2023 a 63 instalações policiais, 42 das quais a postos territoriais da Guarda Nacional Republicana e 21 a esquadras da Polícia de Segurança Pública.

Segundo o relatório, existem postos territoriais da GNR a funcionar num “mero atendimento das 09h às 17h e sem efetivo próprio” e o número de militares e de agentes da PSP existe “em quantidade insuficiente” para assegurar o funcionamento dos postos territoriais e das instalações policiais.

A IGAI denuncia também a falta de viaturas à disposição das forças de segurança, escalas de serviço que “não asseguram patrulhas 24 horas” e polícias “em quantidade insuficiente para assegurar o funcionamento” das instalações policiais.

Outra das falhas apontadas no relatório é o facto de haver uma “reduzida percentagem de efetivos com formação em violência doméstica e estatuto de apoio à vítima”, além de edifícios e instalações em “mau estado de conservação ou inadaptadas funcionalmente e de atendimento a pessoas com mobilidade reduzida”, instalações “de grandes dimensões sem sistema de vigilância”, casas devolutas e zonas de atendimento sem privacidade.

O relatório, citado pela agência Lusa, indica também que há “edifícios com telhas de amianto”, instalações sem casa de banho específica para o público e “inadaptadas funcionalmente” ao efetivo feminino e ao atendimento a pessoas com mobilidade reduzida.

Além de não existirem salas de apoio à vítima as celas de detenção não têm condições de higiene e segurança, alerta ainda a IGAI.