Exames 3º Ciclo. Português e Matemática com média mais baixa

Na prova de Matemática “apenas metade dos alunos obtiveram classificação igual ou superior a 50%”, indica o Júri Nacional de Exames.

O Júri Nacional de Exames (JNE) informou, esta terça-feira, em comunicado, que os exames nacionais de Português e Matemática, do 3º ciclo,  foram as disciplinas onde os alunos apresentaram a média mais baixa, 59 e 51 pontos, respetivamente. No caso da Matemática, apenas metade dos alunos obteve classificação positiva.

Na nota, o JNE indica que foram realizadas “197 075 provas referentes às disciplinas de Português (91), de Matemática (92), de Português Língua Segunda (95), de Português Língua Não Materna (93 e 94), de Português (81), de Matemática (82) e de Português Língua Segunda (75)”.

A média de todas as disciplinadas avaliadas em prova foi positiva, com “exceção da prova final de Português Língua Não Materna (93- nível de iniciação)”.

“A média das provas de Português (91) e Matemática (92) foi de 59 e 51 pontos (numa escala de 0 a 100), respetivamente”, refere o JNE, acrescentando que “na prova de Português (91) observou-se que 76% dos alunos obtiveram uma classificação igual ou superior a 50%, enquanto na prova de Matemática (92) apenas metade dos alunos obtiveram classificação igual ou superior a 50%”.

Estes exames foram realizados “1219 escolas localizadas em Portugal Continental, nas Regiões Autónomas dos Açores e da Madeira e nas escolas no estrangeiro com currículo português” e mobilizaram “4 874 professores classificadores” e “10 000 docentes vigilantes”.

Este ano, as provas finais do 3º ciclo foram realizadas em suporte papel, “à exceção da prova final de Português Língua Segunda (95), destinada a alunos com surdez severa a profunda, que foi realizada em suporte eletrónico”.

Com exceção da Matemática, “cuja classificação média de 51 pontos compara com os 43 pontos de 2023”, em maior parte dos casos “os resultados das provas são semelhantes aos do ano letivo anterior”.

“No entanto, o facto de as provas da mesma disciplina não serem comparáveis entre anos letivos não permite concluir que o desempenho dos alunos tenha melhorado” conclui o JNE.