A Comboios de Portugal (CP) anunciou, esta quarta-feira, que chegou a um acordo com o Sindicato Ferroviário da Revisão Comercial Itinerante (SFRCI) quanto à revisão das carreiras, estando previsto um aumento salarial de 1,5% e o aumento do subsídio de refeição para 9,20 euros.
Num comunicado conjunto, ambas as entidades “comunicam que chegaram a um acordo quanto à revisão do regulamento de carreiras do acordo de empresa relativo a esta estrutura sindical”.
O acordo entre as duas estruturas prevê um aumento salarial de 1,5%, a subida do subsídio de refeição para 9,20 euros e ajustamentos aos “conteúdos funcionais” e à grelha das categorias profissionais da carreira comercial.
A CP já tinha, anteriormente, chegado a acordo com Sindicato Nacional dos Maquinistas dos Caminhos de Ferro Portugueses (SMAQ).
Apesar destes acordos, os trabalhadores da CP voltarão a estar em greve nos dias 22 e 24 julho, criticando a administração da empresa de apresentar uma proposta inaceitável.
“Para além do plenário marcado para 11 de julho, um conjunto de sindicatos entregou à CP um pré-aviso de greve para os dias 22 e 24 deste mês”, lê-se numa nota da Federação dos Sindicatos de Transportes e Comunicações (Fectrans).
O SFRCI e o SMAQ não fazem parte das estruturas sindicais que se associaram à paralisação agendada para julho.