A indústria automóvel chinesa continua muito dinâmica no mercado europeu e Portugal não foge à regra. O Grupo Auto-Industrial assinou recentemente um acordo com a Dongfeng Liuzhou Motor para ficar como importador exclusivo da marca Forthing. De salientar que a Auto-Industrial está na distribuição automóvel há 103 anos, e apresentou um volume de negócios superior a 300 milhões de euros em 2023. O grupo Dongfeng foi fundado em 1954 e é dos maiores fabricantes de automóveis da China, com mais de um milhão de veículos vendidos em 100 países.
A importação da Forthing é assegurada pela empresa Solmotor, que vai ter acesso a uma rede de distribuição bastante abrangente, que facilitará a sua implantação no mercado nacional. A Forthing foi fundada em 2001 e aposta no desenvolvimento de novos modelos elétricos ou eletrificados e em tecnologias sustentáveis. A gama compreende berlinas, SUV, monovolumes e comerciais ligeiros e pesados. “Alicerçados nas décadas de experiência na importação e comercialização de diversos tipos de veículos e máquinas, bem como, na solidez e confiança que transmitimos aos nossos clientes no retalho automóvel, estamos convictos de que estão reunidas as condições para o sucesso da Forthing no mercado português”, afirmou Alfredo Leite Santos, administrador do Grupo Auto-Industrial.
Patrick Wang, representante da Dongfeng Liuzhou Motor, considerou que “Portugal é um país com um vasto património cultural e uma atitude inovadora relativamente à tecnologia e sustentabilidade. Vemos um grande potencial e estamos entusiasmados por contribuir para o crescimento e desenvolvimento da indústria automóvel em Portugal. Com a experiência profissional e a vantagem competitiva do Grupo Auto-Industrial, estamos confiantes que a Forthing se tornará uma marca confiável”.