Iúri Leitão conquistou a medalha de prata na espetacular prova de Omniun invididual nos Jogos Olímpicos Paris 2024.
O ciclista português juntou a medalha de prata ao título mundial conquistado o ano passado. O Omnium é um evento bastante exigente, composto por quatro provas de resistência, disputadas no mesmo dia, sempre pela mesma ordem: scratch, corrida de tempo, eliminação e corrida por pontos.
Os ciclistas têm de mostrar consistência durante o dia para terem a possibilidade de acabar no topo da classificação final. Iúri Leitão foi 7.º no scratch, na corrida de tempo subiu ao 3.º lugar, na prova seguinte foi eliminado de forma duvidosa e na corrida por pontos ficou em 2.º, atrás do francês Benjamim Thomas, e conquistou a primeira medalha olímpica no ciclismo de pista.
«Sabia que tinha feito uma boa preparação, mas tinha a noção que a lista de partida era mais difícil do que a do ano passado e esperava ficar no top 8. Foi a prova mais difícil da minha vida. Ainda acreditei que podia lutar pelo ouro, fiz um último ataque, mas a verdade é que o francês estava mais forte e foi um justo vencedor», disse o vice-campeão olímpico.