A Organização Mundial da Saúde (OMS) anunciou, esta terça-feira, que as infeções por covid-19 aumentaram 30%, em todo o mundo, e o número de mortes aumentou 26% entre 24 junho e 21 de julho.
Os mais recentes dados da OMS apontam também que, no mesmo período, registaram-se 186 mil novos casos de covid-19 e mais de 2.800 mortes.
Estes valores, de acordo com a entidade de saúde mundial, devem ser interpretados com cautela, dado que houve uma diminuição de testes de diagnóstico e sequenciação genética do coronavírus (e suas variantes e subvariantes) que causa a covid-19, bem como aos atrasos de notificação em muitos países.
Apenas 95 países notificaram infeções e só 35 é que registaram qualquer morte devido ao vírus.
Entre 24 de junho e 21 de julho a OMS foi informada de mais de 23 mil hospitalizações e mais de 600 novos internamentos em unidades de cuidados intensivos, o que representa um acréscimo de 11% e 3%, respetivamente, face ao período de 28 dias anterior.
O maior aumento de hospitalizações e internamentos em cuidados intensivos foi registado na Europa e na América. Segundo a OMS, foram registadas novas ondas de infeção na Europa, América e no Pacífico Ocidental.