Luanda. Explosão de granada mata três crianças e fere outras seis

Há registos nas províncias da Lunda Norte, Huambo, Cuando Cubango, Cuanza Norte, Cunene e Bié, totalizando dez acidentes com engenhos explosivos.

Três crianças morreram e seis outras ficaram feridas na explosão de uma granada, na província de Luanda. Este é o décimo acidente com explosivos este ano.

A Agência Nacional de Ação contra Minas revelou esta quarta-feira que o acidente aconteceu na tarde de terça-feira no município de Cacuaco, atingindo as crianças entre os dois e os 12 anos.

Os menores encontravam-se a brincar numa lixeira próximo das suas residências, de onde retiraram alguns materiais ferrosos que levaram para casa.

“Em casa, um dos meninos terá puxado a espoleta da granada, que segundos depois deflagrou, ficando seis crianças feridas, destas quatro [com ferimentos] graves, e três crianças acabaram por perder a vida no local”, revelou o porta-voz da polícia de Luanda, Euler Matari.

O diretor da Agência Nacional de Ação contra Minas referiu que continuam as campanhas de sensibilização sobre o perigo das minas, sobretudo nas áreas de maior contaminação, onde há operações de desminagem, com equipas específicas de educação do risco de engenhos explosivos.

“A verdade é que temos que criar mais dinamismo nesse pilar para que a informação seja cada vez mais abrangente a todos os residentes no nosso território”, frisou Leonardo Sapalo, citado pela agência Lusa. 

Em Luanda, este foi o primeiro acidente do ano. Mas já há registos nas províncias da Lunda Norte, Huambo, Cuando Cubango, Cuanza Norte, Cunene e Bié, totalizando dez acidentes com engenhos explosivos.