A Mini otimizou a sua gama com modelos onde a tecnologia e o prazer de condução são os aspetos mais relevantes. Esta otimização passa pela aposta nas motorizações elétricas, é o primeiro passo para que, dentro de três anos, 50% das vendas sejam com esta motorização e, em 2030, a gama seja exclusivamente elétrica. Os mais puristas da marca podem ficar tranquilos, já que a Mini não abandonou por completo os motores térmicos e disponibiliza motores a gasolina e diesel para o Cooper e Countryman com potências entre os 156 e 300 cv.
A principal novidade é o Mini Aceman, um espaçoso SUV do segmento B, com motorizações elétricas E (184 cv) e SE (218 cv), que chega ao mercado nacional em novembro. Este novo elemento mantém os traços distintivos que identificam um Mini e apresenta pormenores diferenciadores como os faróis angulares em LED, vistosas jantes e diferentes acabamentos de carroçaria. O Aceman E tem autonomia para 300 km e o SE pode chegar aos 390 km com uma carga.
A nova geração Cooper está disponível com carroçaria de três e cinco portas e motorizações 100% elétricas Cooper E (184 cv) e Cooper SE (218 cv). A eletrificação da gama reforça a vontade da marca em contribuir para uma mobilidade livre de emissões. Por muitas gerações que passem e com todos os avanços tecnológicos introduzidos, a imagem Mini é intemporal para satisfação dos mais puristas, e a experiência de condução mantém-se fiel ao característico “go-kart feeling”. O comportamento dinâmico é ainda mais eficaz graças à afinação do chassis e a uma direção mais precisa, sempre com uma sonoridade muito própria e que dá gosto ouvir, mesmo nas versões elétricas.
O habitáculo tem um estilo moderno e minimalista. Sobressai a nova combinação de materiais, com várias referências à história da marca. Há igualmente uma aposta nos materiais recicláveis usados no interior. Destaque para o icónico display central OLED, de 24cm de diâmetro, é o regresso ao ecrã circular do modelo original, que combina as funções do painel de instrumentos e computador de bordo. De salientar que a informação relevante é projetada no head-up display e que o MINI Operating System 9 garante uma experiência de condução imersiva no que diz respeito à digitalização.
A nova geração do Mini Countryman cresceu em comprimento (+ 13 cm) e em altura (+ 6 cm), o que se traduz numa melhor habitabilidade, mais conforto e segurança. Nesta nova versão, o design, a tecnologia e a experiência digital ganham maior relevância. O facto de ter tração integral permite-lhe aventurar-se em fora de estrada sem receio. De salientar que o novo Countryman é o primeiro veículo a contar com sistemas de assistência de nível 2, que permitem uma condução semiautomática.
O carregamento rápido com corrente contínua é possível os modelos elétricos com 130 kW, o que significa que é possível carregar a bateria de 10% a 80% em cerca de 30 minutos numa estação de carregamento rápido. A bateria pode também ser carregada em corrente alternada com 22 kW.
Os novos Mini estão equipados com sistemas de ajuda à condução, como o Parking Assistant Plus, torna as manobras de estacionamento mais fáceis, o Mini Digital Key Plus, utiliza o smartphone para garantir uma experiência cómoda e personalizada no veículo, e o Mini Intelligent Personal Assistant, que permite o controlo de várias funções do veículo por voz. Outra particularidade é que o smartphone pode ser usado como chave digital tornando a vida quotidiana mais fácil.
A apresentação da nova família Mini serviu também para a marca dar a conhecer os seus embaixadores, que estão envolvidos em ações de responsabilidade social e inclusão. O músico Dino d’Santiago tem o apoio da Mini para o seu projeto “Mundu Nôbu”, destinado a 160 jovens entre os 14 e os 18 anos, residentes nos bairros sociais de Lisboa, com o objetivo de ajudar a construir e escolher um futuro na sua área de vocação. Outro embaixador da marca é o Vhils Estúdio de Alexandre Farto, conhecido por Vhils. Pegou num Mini de 1965, perfurou toda a carroçaria e daí nasceu uma fantástica decoração com 30 mil furos de dimensões diferentes (2,4 e 6 mm). Uma obra-prima que foi reconhecida pela BMW, que já requisitou este Mini para a sua coleção Art Cars.
Gama e preços
Mini Aceman BEV (100% elétrico)
E (184 cv) – 37.050 €
SE (218 cv) – 40.650 €
Mini Cooper BEV (100% elétrico)
E (184 cv) – 35.050 €
SE (218 cv) – 38.650 €
Mini Cooper 3 portas / 5 portas (gasolina)
C (1499 cc, 156 cv) – 31.000 €/32.000 €
S (1998 cc, 204 cv) – 37.150 €/38.150 €
Mini Countryman BEV (100% elétrico)
E (204 cv) – 45.150 €
SE ALL4 (313 cv) – 51.550 €
Mini Countryman (gasolina)
C (1499 cc, 170 cv) – 40.150 €
S ALL4 (1998 cc, 218 cv) – 50.750 €
John Cooper Works ALL4 (1998 cc, 300 cv) – 60.600 €
Mini Countryman (diesel)
D (1995 cc, 163 cv) – 42.950 €