O presidente francês excluiu esta segunda-feira um governo “unicamente” da coligação de esquerda Nova Frente Popular (NFP). Emmanuel Macron alegou a necessidade de “estabilidade institucional” do país e anunciou novas consultas a partir de terça-feira.
“O Presidente da República constatou que um governo baseado unicamente no programa e nos partidos propostos pela aliança com mais deputados, a Nova Frente Popular, seria imediatamente censurado por todos os grupos representados na Assembleia Nacional”, anunciou o Eliseu em comunicado.
Na sequência de uma primeira série de consultas desde sexta-feira com os representantes dos partidos políticos, Macron adiantou ter decidido não optar por um governo apenas da NFP para manter a “estabilidade institucional” do país.
A nomeação de um primeiro-ministro não parece iminente, uma vez que os Jogos Paralímpicos começam na quarta-feira, dia 28 de agosto, com o presidente francês a participar na cerimónia de abertura, antes de partir para uma visita à Sérvia na quinta e sexta-feira.