O calor excessivo pode aumentar até 25% a possibilidade de um acidente rodoviário, uma vez que uma temperatura superior a 35ºC no interior de um veículo pode representar um risco semelhante ao de estar sob o efeito de uma taxa de alcoolemia entre 0, 5 gr/l e 0,8 gr/l. Os dados são da Fundação para a Segurança Rodoviária de Espanha (FESVIAL) e constam de um comunicado divulgado pela Euromaster.
O calor e as temperaturas elevadas aumentam ainda o risco de fadiga e de redução dos reflexos ao volante, pelo que é importante controlar a temperatura no interior do habitáculo. O ideal é que mantenha estável, à volta dos 22 graus Celsius, o valor que é o mais aconselhável para uma utilização eficiente do sistema de ar condicionado.
Assim, é decisivo ter o ar condicionado automóvel em ótimo estado de funcionamento. Ações muito simples, tais como a mudança do filtro do habitáculo e o recarregamento do gás do sistema de ar condicionado, podem salvar vidas.
A substituição do filtro de ar do habitáculo é uma tarefa simples e pouco dispendiosa, que custa, normalmente, entre 15 e 30 euros. Na grande maioria dos veículos, os fabricantes recomendam a substituição deste componente a cada 20.000 km ou se ficar entupido.
O entupimento pode acontecer no final da primavera, após três meses em que o pólen e outras partículas ficam impregnadas no filtro, que deverá também ser substituído, por norma, todos os anos. Já o recarregamento do gás do sistema de ar condicionado, dependendo do tipo usado, pode custar entre 60 e 250 euros, numa operação que demora uma hora.
Durante o verão, altura em que há mais viagens de carro, para além da atenção ao ar condicionado, a Euromaster, sublinha também a importância de efetuar corretamente a revisão do veículo. Aqui, a rede de oficinas especialista em manutenção integral de veículos, inclui a mudança de óleo, uma das tarefas essenciais na manutenção.
A mudança de óleo e filtro demora menos de uma hora e custa à volta de 100 euros. “Sangue vital” do veículo, o óleo percorre grande parte da estrutura interna do motor e se estiver em mau estado ou sem uma manutenção adequada, pode provocar uma falha grave do motor. Aqui o custo poderá oscilar entre os mil e os oito mil euros.
A mudança de óleo deve ser feita por profissionais especializados e de acordo com as indicações de cada fabricante (em função do número de quilómetros) e, no caso de não ter percorrido essa quilometragem, pelo menos uma vez por ano.