A aparência angular e as linhas limpas e minimalistas deste crossover resultam numa imagem bastante impactante, que se destaca num meio onde a maioria dos SUV/Crossover elétricos são quase iguais. O facto de ter mantido a linha futurista do concept car 45 EV foi uma lufada de ar fresco. Acresce a isto uma exclusiva assinatura luminosa LED na dianteira e traseira, as vistosas jantes em liga leve de 19 polegadas e os puxadores de porta embutidos na carroçaria.
As dimensões deste modelo permitem criar um habitáculo espaçoso, refinado e funcional, de salientar que os bancos rebatem e podem transformar-se quase em camas. Cinco pessoas viajam comodamente, incluindo os três passageiros do banco traseiro até porque a colocação da bateria debaixo do chão do carro elimina o túnel central e deixa muito espaço para as pernas. O espaço para bagagem é igualmente aceitável, a bagageira tem uma capacidade que varia entre os 527 litros e os 1.600 litros, com os bancos traseiros rebatidos. Existe um segundo compartimento para bagagem debaixo do capot com 57 litros, isso só é possível porque o motor elétrico está colocado sobre o eixo traseiro. Ainda no interior, merece referência a ergonomia, o conforto dos bancos, a qualidade de construção e a sobriedade dos materiais, podemos falar num salão rolante. Em determinados aspetos está próximo dos modelos premium.
De entre o equipamento, destacamos a tecnologia de realidade aumentada que projeta no para-brisas informações revelantes relacionadas com a condução e navegação, isso permite que o condutor processe a informação sem tirar os olhos da estrada. Importante referir também o painel de instrumentos e o ecrã tátil, ambos digitais e com 12,3 polegadas, oferecem numerosas funções e são compatíveis com os sistemas Apple CarPlay e Android Auto.
O equipamento de conforto da versão Vanguard inclui, entre outros elementos, bancos dianteiros elétricos, aquecidos e ventilados, bancos traseiros aquecidos, chave inteligente e botão de arranque, sistema de som Premium Bose, navegação com ecrã táctil, carregador de telemóvel sem fios. O condutor dispõe ainda de vários sistemas de ajuda à condução, caso das patilhas atrás do volante de seleção do nível de travagem regenerativa, câmara 360º, assistente de prevenção de colisão frontal, sistema de manutenção na faixa de rodagem, assistência à condução em autoestrada e alerta de fadiga do condutor.
O IONIQ 5 é o primeiro Hyundai construído com base na plataforma Modular Global Elétrica, dedicada exclusivamente a veículos elétricos. O motor desenvolve 217 cv (160 kW) e um binário máximo de 350 N, e é alimentado por uma bateria de 77 kWh (72,6 kWh úteis). Dispõe de tração traseira, caixa automática e consegue performances bastante aceitáveis: 175 km/h de velocidade máxima e acelera de 0 a 100 km/h em 7,3 s. Quanto à autonomia, a marca refere 507 Km (ciclo WLTP), mas a realidade é um pouco diferente, e o consumo de energia foi de 16,1 kWh/100 km numa condução mista cidade/estrada, ainda assim é dos veículos da sua categoria que permite percorrer mais quilómetros com uma carga. Quando aumentamos o ritmo, é muito fácil e tentador fazê-lo, o consumo dispara para 24,1 kWh. Este modelo dispõe de vários níveis de regeneração nas desacelerações e travagens, com destaque para o modo i-Pedal, que vai desacelerando o carro até parar sem a ação do travão. O carregamento é ultrarrápido, já que em 18 minutos consegue chegar aos 80% da carga da bateria, o que é claramente uma vantagem.
Existem diferentes modos de conduzir o IONIQ 5. Selecionando a opção Eco, a aceleração fica limitada, mas a condução não sai penalizada, é a opção indicada sempre que andamos em cidade. Caso o condutor queira maior emoção pode escolher o modo Sport e, aí, o IONIQ 5 ganha vida própria com acelerações vigorosas, vale a pena experimentar. A condução é bastante agradável, sobressaindo o conforto e a estabilidade em qualquer tipo de estrada, já que praticamente não sentimos movimentos de carroçaria. Quando puxamos pela mecânica a condução torna-se divertida. O ligeiro escorregar traseira é facilmente controlado por qualquer condutor, e se a deriva for em excesso temos sempre o controlo de estabilidade/tração para colocar o carro no caminho certo.
Depois de totalmente carregado, o IONIQ 5 tem outra particularidade que é a função Vehicle To Load, isto é, permite carregar outros dispositivos elétricos, desde smartphones a bicicletas elétricas. Este modelo segue também as melhores práticas em termos ecológicos já que utiliza inúmeros materiais reciclados no habitáculo.
O IONIQ 5 no nível de equipamento Vanguard custa 61.840 euros e constituiu uma proposta deveras competitiva tendo em atenção a relação preço/equipamento e a autonomia. Não admira, por isso, que tenha recebido várias distinções a nível internacional.