O Ministério da Educação, Ciência e Inovação (MECI) anunciou, esta sexta-feira, que cerca de cinco mil professores já têm os seus dados validades para poderem recuperar o tempo de serviço congelado. Este valor é 10% menor, face ao número de profissionais que já acederam à plataforma.
De acordo com o Ministério tutelado por Fernando Alexandre, os efeitos da recuperação integral do tempo de serviço irão começar a chegar, “já em setembro” aos professores dos ensinos básico e secundário, “cumprindo com o compromisso assumido pelo Governo”.
O Governo revela que, até ao momento, “7.154 professores já validaram os seus dados, dos quais 5.327 têm os dados confirmados pelas escolas e estão em condições de receber o respetivo acerto salarial em setembro”.
Os restantes 1.827 processos, apesar de já terem tido revalidação, encontram-se agora a “aguardar a confirmação pelo diretor da escola”.
O MECI espera que os processos aumentem de “forma acentuada ao longo do mês de setembro, com o arranque das atividades letivas nas escolas”, uma vez que, até as 12:00 desta sexta-feira, “73.953 docentes tinham já acedido à plataforma” para reconhecimento do tempo de serviço congelado.
O prazo para conclusão de cada processo, para que depois sejam pagos os acertos salariais em setembro, foi alargado até ao final do dia 1 de setembro. O MECI assegurou que ninguém sairá prejudicado.
Todos os processos que ficarem concluídos a partir de 2 de setembro, serão processados no mês seguinte à conclusão de todos os procedimentos e serão pagos retroativos com efeitos a setembro.